Caxias do Sul busca ampliar a atração de negócios a partir da plataforma Citymatch, gerenciada pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDEI), e que vai conectar municípios e empresas interessadas em investir na cidade, apresentando a estrutura disponível e as demandas das empresas locais.
Essa plataforma visa cadastrar oportunidades nas mais diversas áreas, visando . o desenvolvimento econômico e geração de negócios entre empresas, compondo a vitrine econômica do município. Segundo o secretário da SDEI, Jorge Catusso, esse é um passo muito importante para a recuperação econômica de Caxias após os desastres climáticos.
Com o Citymatch, a Prefeitura poderá cadastrar dados e oportunidades públicas e privadas em um sistema integrado. Nas oportunidades públicas, serão cadastradas informações como incentivos fiscais, disponibilidade de terrenos e galpões para instalação de empresas, o nível de qualificação da mão de obra da cidade, entre outras.
Já as empresas vão poder solicitar o registro na ferramenta as suas necessidades para operar, como quantidade de empregados, o tamanho do imóvel que precisa para se instalar, o tipo de relação negocial que pretendem realizar, busca por representantes, matéria-prima, dentre outras possibilidades.
“A plataforma existe para que empresas recebam dados estratégicos para encontrar o município ideal para realizar um investimento. Desde oportunidades privadas, até investimentos públicos”, complementa Catusso.
Os algoritmos da plataforma trabalham em cima de dados abertos e cadastrados para gerar o match (encontro) de negócio aproximando a oportunidade da demanda. Dentro da plataforma, haverá uma página exclusiva com informações institucionais e funcionará como uma vitrine econômica. Na página consta, além dos dados do município e das oportunidades cadastradas, o número de empresas ativas, seus contatos, incentivos disponíveis, vocação da cidade, premiações, dentre outras informações importantes para a geração de novos negócios.
A plataforma também permite filtrar e combinar dados com agilidade, como: IDH, salário médio, faixa etária, incentivos fiscais, escolarização, região, atividade econômica, porte da empresa dentre outras. O sistema também apresenta os municípios que combinam com a busca realizada, além de oferecer informações para a conexão com gestores públicos.
A divulgação da página do município na plataforma será por meio de um link gerado e que poderá ser compartilhado via WhatsApp, mídias sociais e incluído em sites oficiais.