
Serra Gaúcha - O prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen, e o vice-prefeito, Alexandre da Silva, levaram ao Governo do Estado a posição contrária à instalação de um pedágio eletrônico no Km 14 da ERS-235, na localidade de Linha Brasil. A reunião com o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e a equipe do secretário de Estado da Reconstrução, Pedro Capeluppi, ocorreu em Porto Alegre e também contou com a presença do deputado estadual Elton Weber.
Durante o encontro, os gestores municipais alertaram para os impactos negativos que o modelo de concessão do Bloco 1 poderá causar ao município e à região, especialmente no turismo e na mobilidade interna. Segundo Michaelsen, o pedágio encareceria o deslocamento entre as comunidades locais e prejudicaria o fluxo de visitantes.
“A instalação desse pedágio prejudicará o turismo na região devido ao custo da viagem. E afetará, principalmente, os moradores que se deslocam entre Linha Brasil, Linha Araripe e o Centro”, afirmou o prefeito.
A administração municipal também criticou a falta de diálogo prévio com o Governo do Estado antes do anúncio das concessões.
“Soube pela mídia. Esse tipo de decisão precisa da participação da comunidade e das lideranças locais”, reforçou Michaelsen.
O prefeito e o vice apresentaram alternativas que priorizam segurança e mobilidade sem comprometer o desenvolvimento regional. Eles defendem a implantação de terceiras faixas nos pontos críticos e a valorização de pedestres e ciclistas, em vez de uma duplicação com mureta divisória.
“Não queremos uma pista de corrida. Queremos uma estrada segura, bonita e funcional”, completou o vice-prefeito Alexandre da Silva.
A Prefeitura seguirá acompanhando as discussões e pretende participar da audiência pública marcada para 18 de novembro, às 9h30, na Prefeitura de Gramado, para defender os interesses da população.
Entenda o projeto
Anunciado pelo governador Eduardo Leite em 28 de outubro, o programa de concessões de rodovias estaduais prevê investimentos superiores a R$ 12 bilhões. O Bloco 1, em fase de consulta pública, contempla 454 quilômetros de estradas — entre elas a ERS-235 — e prevê a cobrança automática de pedágio por meio do sistema free flow. As audiências públicas do projeto estão previstas ainda para este mês e devem reunir lideranças políticas, comunitárias e empresariais de toda a Serra Gaúcha.