Comportamento

Nova Pádua emite decreto de racionamento de água

Racionamento inicia das 21h às 7h, durante os próximos dez dias

Nova Pádua emite decreto de racionamento de água
Foto: Rafaela Grandi/Grupo RSCOM

Com o objetivo de evitar o desperdício de água neste período, a Administração Municipal emitiu no final da tarde desta quinta-feira (26), o decreto de racionamento de água.

Preocupada com o baixo nível dos quatro reservatórios que abastecem o centro da cidade, a diretoria da Sociedade de Abastecimento de Água de Nova Pádua, através do seu presidente, Osmar Boniatti, informou que o racionamento de água, será das 21h às 7h, durante os próximos dez dias.

De acordo com Pedro Quintanilha, Secretário de Administração e Coordenador Municipal da Defesa Civil, o decreto visa conscientizar as pessoas sobre a necessidade de economizar água mas, de modo especial, na área urbana do Município.

“No mês de novembro foram consumidos 3.867m³ e, no mês de dezembro, esse consumo saltou para 5.795m³, um acréscimo de 1.928m³. A situação é de alerta total e a colaboração de cada munícipe é muito importante para amenizarmos essa situação delicada”, relata Quintanilha.

De acordo com o DECRETO EXECUTIVO Nº 1.494, de 26 de janeiro, que determina contingenciamento e racionamento do consumo de água no perímetro urbano do Município de Nova Pádua, ficam proibidas as seguintes atividades:

  • lavagem de veículos automotores, exceto nos estabelecimentos que tiverem como atividade
  • principal e de subsistência o serviço de lavagem de carros;
  • irrigação de gramados, hortas, jardins e floreiras;
  • reposição parcial ou total ou troca de água de piscinas de entidades, associações ou residências;
  • lavagem de calçadas e telhados de prédios comerciais, industriais ou residenciais;
  • demais atividades consideradas não essenciais

Ainda segundo o documento, havendo descumprimento dos regramentos impostos pelo Decreto, sanções poderão ser aplicadas aos infratores.

A população paduense ainda pode seguir algumas dicas para evitar o desperdício de água no dia a dia como, evitar tomar banhos demorados, escovar os dentes com a torneira fechada, lavar toda a louça com a torneira fechada e só depois enxaguar, evitar vazamentos em torneiras e mangueiras e ligar a máquina de lavar roupa ou tanque com a capacidade total, entre outras.