Agro Rural

Feira do Peixe Vivo atrai cerca de 15 mil pessoas à Praça Dante Alighieri, em Caxias

Feira do Peixe Vivo atrai cerca de 15 mil pessoas à Praça Dante Alighieri, em Caxias

A nova modalidade da Feira do Peixe Vivo, junto ao Ponto de Safra, movimentou cerca de 15 mil pessoas nesta sexta-feira (09) na Praça Dante Alighieri. Aproximadamente 550 quilos foram vendidos (300 de bagre e jundiá e mais 250 de carpa) logo na primeira edição, realizada das 6h às 18h. A Feira ocorrerá sempre na segunda sexta-feira do mês até março. A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) atendeu a um pedido dos próprios piscicultores, que solicitaram a mudança com o intuito de incentivar a atividade em Caxias do Sul.

Foram comercializadas cinco espécies de peixes: carpa húngara, cabeça grande e prateada; além da carpa-capim; bagre e jundiá. Os preços variaram entre R$ 9 e 15 o quilo, conforme a espécie. Sérgio Perini, piscicultor da Feira no mês de novembro, aprovou a nova modalidade. “Essa mudança tem muito impacto nas nossas vendas, pois uma vez tínhamos apenas a Semana Santa e sobrava muito peixe. Agora não, podemos vender todos eles e incrementar a economia caxiense. Foi muito bom”, destacou.

A aposentada Zulmira dos Santos Salvador, 70 anos, ressaltou a facilidade para comprar peixe em mais oportunidades e a importância dele para a saúde das pessoas. “Precisamos comer peixe porque faz bem. Como aqui não conseguimos pescar, é importante ter locais para comprar. Parabéns pela iniciativa, ficou muito bom”, salientou Zulmira.

Conforme Jerry Leandro da Silva, coordenador do Ponto de Safra, a primeira edição superou as expectativas. “Com certeza foi o maior público do ano na Praça Dante. A Feira do Peixe agregou muito à comercialização que já acontece no Ponto. Estimamos que a venda de bagre, jundiá e carpa tenha sido de mais de R$ 7 mil”, enfatizou o coordenador.

No total, a Feira do Peixe Vivo terá cinco piscicultores, um por mês. Essa modalidade está em caráter experimental. As próximas comercializações estão marcadas para os dias 14/12, 11/01, 08/02 e 08/03, das 8h às 18h, na Praça Dante Alighieri.