Foi sancionada, na quinta-feira (31), a lei n°8.974 que garante premiações iguais para homens e mulheres em competições esportivas que contam com o Financiamento Municipal de Desenvolvimento do Esporte e Lazer de Caxias do Sul (Fiesporte). O texto, de autoria do vereador Lucas Caregnato (PT), foi assinado pelo prefeito Adiló Didomenico (PSDB).
Em entrevista ao Portal Leouve, o vereador Lucas Caregnato, que é o presidente da Frente Parlamentar de Combate às Intolerâncias Raciais, Religiosas, de Gênero e de Orientação Sexual, destacou que ideia de criar o projeto de lei (que foi sancionado nesta semana), veio durante a Copa do Mundo Feminina.
“Nós temos um fundo municipal [Fiesporte] que destina recursos para fomentar projetos e práticas desportivas, e pensamos que para corrigir disparidades e desigualdades, era necessária uma legislação que estabelecesse que premiações em projetos financiados com recursos públicos do Fiesporte deveriam ter esse critério de igualdade, justamente para impedir que as práticas esportivas realizadas por homens tivessem uma premiação maior”.
Conforme o parlamentar caxiense, outros municípios brasileiros já buscam essa mesma iniciativa. No desenvolvimento do texto, foram feitas pesquisas com atletas caxiense de diversas modalidades. “Ela [lei] se insere em um contexto de uma série de ações que passam a mudar uma realidade”.