A neovia, de Curitiba, iniciou na terça-feira (25) a manutenção e conservação da BR-290, a freeway. A rodovia estava há quase três meses sem receber manutenção, desde que o contrato com a Triunfo/Concepa foi encerrado no início de julho.
Os primeiros serviços, que vão do quilômetro 0 ao 98,10, se concentraram em tapar os buracos que começaram a ser vistos na rodovia. O valor total do contrato com a Neovia é de aproximadamente R$ 90 milhões e tem uma vigência até 22 de janeiro de 2021.
Apesar disso, por enquanto a Superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Sul (Dnit/RS) conta com a liberação de R$ 8 milhões, que devem ser divididos entre a freeway e outros trechos sob sua administração no Estado.
Os recursos correspondem a pouco menos da metade do que foi solicitado para o Departamento em Brasília e a expectativa é de que, caso seja necessário, uma nova articulação seja feita para que mais valores sejam liberados. Um dos trechos sob a responsabilidade do Dnit fica na BR 116, entre os quilômetros 276,50 e 299,40 (Eldorado do Sul/Guaíba). Também sem uma concessionária desde a saída da Concepa, o espaço já tem uma empresa para assumi-lo.
A Conpasul, de Eldorado do Sul, foi a vencedora do processo licitatório aberto pelo Dnit e aguarda a assinatura do contrato para poder dar início aos trabalhos. Não estão previstos serviços como guincho e socorro médico nas BRs 290 e 116. Os motoristas, por sua vez, continuarão sem pagar pedágio nas rodovias. A chegada da Neovia vem a suprir uma necessidade do Dnit desde a saída da Concepa e que deve durar, pelo menos, até o ano que vêm.
Para o mês de fevereiro, está previsto o início dos trabalhos de uma empresa que será responsável pela Rodovia de Integração do Sul (RIS). O trecho, formado pelas BRs 101, 386, 448 e 290, deve ser leiloado no dia 1º de novembro.