O condomínio Rosa dos Ventos, no bairro São Caetano, em Caxias do Sul, foi o foco da ação da campanha de regularização de inadimplência do Funcap na quinta-feira (25). Uma equipe da Secretaria de Habitação (SMH) visitou as moradias que possuem contratos com o fundo e foram entregues 19 notificações às famílias que estão com parcelas atrasadas. Os servidores também conversaram com os mutuários reforçando a importância de manter os pagamentos em dia.
“A ideia (da campanha) é sensibilizar os inadimplentes, pois o montante da regularização permitirá atender novas famílias de baixa renda com unidades habitacionais”, argumentou o secretário de Habitação, Wagner Petrini. A fila de inscritos no Funcap aguardando a vez hoje é de 5,6 mil famílias. As prestações do financiamento mensais atrasadas, originalmente, variam de R$ 30 a R$ 150.
Ao contrário do que pensam muitos mutuários com parcelas em longo período de atraso, há consequências sérias para a inadimplência, sim. Em 2020, foram dois imóveis que voltaram para o poder público, em 2021, um. Já ano passado foram três famílias que perderam a moradia por falta de pagamento. Conforme a diretora do Funcap, Elisângela Borges de Souza, outros processos estão em tramitação. “Temos 14 ações judiciais em andamento e outras 34 com os prazos suspensos, de famílias que possuem acordo judicial e retomaram os pagamentos”, explica Elisângela.
O Funcap possui duas ferramentas que viabilizam a solicitação das parcelas atualizadas que é através do WhatsApp (54) 99613-4329 ou via o email [email protected].