Caxias do Sul

"Nós merecemos uma resposta", diz funcionária do Tudo Fácil Caxias sobre situação delicada da unidade

Empresa terceirizada e Secretaria de Planejamento, Gestão e Governança (SPGG) se posicionaram sobre o caso

tudo fácil caxias
Unidade do Tudo Fácil Caxias está localizada no Bourbon Shopping San Pellegrino (Foto: Marcos Cardoso/Grupo RSCOM)


A reportagem do Portal Leouve recebeu denúncias de funcionários do Tudo Fácil Caxias sobre a situação delicada que eles têm vivido. Com a suspensão de seus trabalhos desde 2 de dezembro, e os atrasos recorrentes em pagamentos de salários, os colaboradores pedem respostas sobre o futuro.

Uma funcionária, que não quis se identificar, disse que a empresa terceirizada responsável (Excelência Administração de Serviços de Limpeza e Portaria Eireli), não está dando retornos desde o mês de dezembro. E recentemente, uma colega efetuou o envio de um e-mail à Secretaria de Planejamento, Gestão e Governança (SPGG), a qual informou que o contrato entre a terceirizada e a pasta está suspenso.

No dia 2 de dezembro de 2022 o Governo do Estado do Rio Grande do Sul suspendeu temporariamente os serviços da unidade do Tudo Fácil, desde então, os funcionários que foram contratados pela Excelência buscam respostas. “A gente sempre recebeu, embora sempre foi com atraso. Eles nunca ficaram sem pagar, mas sempre atrasaram. Só que ali, no dia 2 de dezembro [de 2022], a secretaria, a SPGG, mandou ficar em casa. A partir dali a gente não recebeu mais nada. Recebemos no dia 2 de janeiro o salário que deveríamos ter recebido em dezembro e, até agora, estamos sem posição nenhuma”, comentou sobre os problemas.

Ela ainda relatou que no dia da suspensão dos atendimentos, eles estavam com vale transporte e vale alimentação atrasados há 15 dias, e que um supervisor estaria em contato com Porto Alegre para buscar resoluções. Quando perguntada se em algum momento a empresa Excelência ou a Secretaria de Planejamento, Gestão e Governança respondem ou passam alguma soluções sobre o futuro, ela foi enfática ao dizer que não.

“A mensagem que a gente aguarda, que a gente merece uma resposta”. Ainda disse que chamou uma supervisora nesta semana para saber qual era a atual situação, e que teria recebido como resposta: “é a mesma”.

O que diz a empresa?

Conforme um representante da Excelência, que também pediu para não se identificar, a empresa arcou com todos os custos “até que pode”. Ele ainda informou que há um processo judicial tratando do assunto.

“Nós tínhamos um contrato para ser cumprido com a SPGG, da qual só a empresa [Excelência] vinha cumprindo a parte dela e a SPGG não. No contrato de Caxias, nós ficamos mais de 90 dias sem receber as faturas que a gente tinha direito de receber deles. Durante dois, três meses, a empresa pagou por conta. Só que depois de 90 dias a empresa não teve mais caixa suficiente para bancar esse contrato. Ou seja, começaram vários problemas nesse em função dos pagamentos que a empresa estava fazendo de forma regular. E, agora no final do ano, a SPGG, de forma unilateral, suspendeu os serviços no Tudo Fácil desde 2 de dezembro (…) não comunicou a empresa, não comunicou ninguém”, falou.

Ele ainda afirmou que a empresa sempre cumpriu com os pagamentos aos funcionários. “Eu posso te garantir, até onde a empresa pode, ela bancou. Depois disso, a SPGG assumiu o pagamento direto conforme decreto. Agora, os próximos eu não sei como vão ficar”.

O representante ainda informou que a secretaria alegou como justificava para não efetuar os pagamentos que a empresa não estava enviando os documentos corretos, o que, segundo ele, não é verdade. Em sua conclusão, falou que a Excelência quer resolver as pendências até 31 de janeiro.

O que diz a SPGG?

A Secretaria de Planejamento, Gestão e Governança se posicionou à reportagem do Portal Leouve por meio da assessoria de imprensa. Sobre o rompimento com a Excelência, informou que deverá ser publicado em Diário Oficial nos próximos dias.

“O Estado realizou o pagamento direto de novembro/2022 + 13º salário aos funcionários terceirizados da empresa Excelência, que prestava serviços na Unidade do Tudo Fácil de Caxias do Sul. Os pagamentos relativos ao mês de dezembro de 2022 ainda seguem pendentes devido a falta de documentação por parte da empresa. A Unidade atualmente está atendendo a população de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. A M Serviços é a empresa que assumirá a contratação remanescente da prestação destes serviços”.

Estes atendimentos estão sendo feitos por estagiários.