Caxias do Sul tem 40 novos guardas civis municipais nomeados. Os nomes estão no edital publicado no Diário Oficial Eletrônico desta sexta-feira (07). A publicação faz o chamamento de profissionais de outras áreas para atender às diversas demandas do serviço público. A chamada dos profissionais atende às necessidades do Município de reposição de servidores nos respectivos cargos.
Além do movimento de inclusão dos servidores no quadro do Município, o poder público faz a aquisição de fardamento, equipamentos e a organização do curso de formação.
Os nomeados devem comparecer à reunião que será realizada na segunda-feira (10), às 14h no Auditório do Centro Administrativo, quando receberão as instruções sobre os procedimentos para a posse. Quem não puder participar da reunião tem 15 dias, a contar da data do edital, para comparecer à Diretoria de Recursos Humanos. Os procedimentos de posse e entrada em exercício podem levar até 45 dias.
Antes de iniciar efetivamente as atividades, os novos guardas participarão do “Curso de Formação para Guarda Civil Municipal”, com cerca de 1.200 horas/aula desenvolvidas em aproximadamente cinco meses. No curso serão abordados temas como legislação, papel da Guarda Civil Municipal, atuação social, técnicas operacionais, atividades físicas e defesa pessoal.
Cada guarda receberá do Município um kit com fardamento e equipamento para trabalho composto por calça, camisa, colete balístico, bota tática, cinto de guarnição, arma eletroeletrônica de incapacitação neuromuscular (conhecida como taser), jaqueta, boné e boina, entre outros. Cada kit custa aproximadamente R$ 16 mil.