Foi no sufoco. No sofrimento, mas o Esportivo conseguiu a classificação para as quartas de final da Divisão de Acesso 2017. O empate em 0 a 0 fora de casa contra o São Luiz aliado ao tropeço do Brasil-Far, que empatou em 1 a 1 jogando nas Castanheiras para o já eliminado União Frederiquense, deram a vaga ao Alvi Azul que agora enfrenta o Avenida de Santa Cruz do Sul, campeão do grupo A.
A partida foi bastante disputada, mas o momento de maior tensão se deu depois do apito final do árbitro. Sem ambulância no intervalo do jogo, a partida entre Brasil-Far e União atrasou cerca de quinze minutos para reiniciar, o que deixou os jogadores do Alvi Azul, preocupados e acompanhando os minutos finais para somente depois poder comemorar.
Durante a partida o time de Bento Gonçalves jogou de igual para igual com a forte equipe de Ijuí, porém não teve grandes oportunidades de gol. Na primeira etapa o São Luiz comandou as ações e assustou em jogadas rápidas pelos lados principalmente com Ronaldinho Gramadense.
No início da segunda etapa os donos da casa voltaram a assustar com jogadas rápidas e perderam pelo menos duas chances claras de gol. O Esportivo teve sua melhor chance em uma cabeçada do centroavante Zulu defendida pelo goleiro Daniel.
A partir de agora o campeonato é outro. A fase de mata-mata premia o time mais competente ao final dos 180 minutos. O Esportivo se classificou em quarto lugar no grupo B e enfrenta o líder do grupo A Avenida de Santa Cruz, em duas partidas eliminatórias. O jogo de ida ocorre no Montanha dos Vinhedos e a volta no Estádios dos Eucaliptos, com data ainda não definida pela federação.
Classificados
Grupo A pts
1° Avenida 26
2° Internacional-SM 23
3° Pelotas 22
4° Aimoré 19
Grupo B
1° São Luiz 27
2° Lajeadense 24
3° Glória 24
4° Esportivo 22
Os confrontos das quartas
Esportivo x Avenida (Montanha dos Vinhedos)
Glória x Internacional-SM (Altos da Glória)
Pelotas x Lajeadense (Presidente Vargas)
Aimoré x São Luiz (Cristo Rei)