Após dois jogos sem vencer, o Grêmio encontrou o caminho das vitórias e derrotou o Fluminense por 2 a 1 neste domingo de Dia dos Pais, na Arena. O Flu largou na frente com Cano, e o Tricolor Gaúcho virou ainda na primeira etapa com gols de Bitello e Ferreira. O jogo também foi marcado pelo retorno de Luan, herói na conquista do Tri da América em 2017, com a camisa do Grêmio. Com a vitória, a equipe de Renato Portaluppi retorna ao G-4 com 33 pontos. Pelo menos até o jogo do Flamengo, o clube fica na segunda posição da tabela do Brasileirão. Já o Fluminense caiu para a 4ª colocação.
Agora, o Tricolor se prepara para pegar o Flamengo na partida que decidirá quem vai para a final da Copa do Brasil. Após ter perdido o primeiro jogo da decisão, o Grêmio precisa vencer o time carioca por 3 gols de diferença para se classificar para a final. O Fluminense não tem jogos durante a semana e recebe o América-MG pela primeira rodada do 2º turno do Brasileirão, no próximo sábado, às 18h30, no Maracanã.
Grêmio saiu atrás, mas virou
Grêmio e Fluminense conduziram um grande primeiro tempo na Arena, com um jogo movimentado e com chances para ambos os lados. Com alguns desfalques, o treinador Renato Portaluppi optou por duas estreias. Na zaga, sem Kannemann, Rodrigo Ely fez companhia a Bruno Alves. No ataque, João Pedro Galvão estreou no time titular, ao lado de Suárez e Ferreira. Já no meio-campo, sem Carballo ou Cristaldo, a escolha foi por Ronald. O jogo começou eletrizante, com as duas equipes trocando passes rápidos em busca do gol.
Aos 8 minutos, a primeira grande chance com o Fluminense. Cano recebeu a bola na área pela direita e chutou cruzado, obrigando Gabriel Grando a fazer uma bela defesa, salvando o Grêmio. No lance seguinte, Grando salvou novamente, após a finalização de Samuel Xavier em cobrança de escanteio.
Nessa altura, o Flu já tinha mais posse de bola e também o controle do jogo. Pela esquerda, com Keno, a equipe carioca criava as melhores oportunidades. E foi por ali que o time visitante abriu o placar. Aos 19 minutos, Keno invadiu a área pela esquerda e achou o centroavante Germán Cano livre. Ele só teve o trabalho de empurrar para as redes.
Após o gol, o Grêmio melhorou e não demorou para responder. Aos 24 minutos, Bitello recebeu a bola na área, um passe primoroso de Suárez. Com categoria, o meio-campo deslocou Fábio e empatou o jogo. Após isso, a partida ficou ainda mais equilibrada. As grandes chances deram lugar à disputa de bola. Quando parecia que o empate seria o placar final, Ferreira apareceu. Após receber um passe de Fábio na entrada da área, o camisa 10 dominou e bateu cruzado, sem chance para o goleiro adversário. Era a virada do Tricolor, que acabou a primeira etapa jogando melhor.
Gols anulados na segunda etapa
A segunda etapa começou como terminou a primeira: com o Grêmio melhor e indo em busca do gol. Mas dessa vez as chances de gol foram mais escassas. Com o resultado a favor, o Grêmio dificultava o Flu com uma forte marcação. Aos 12 minutos, Renato colocou o volante Pepê no lugar de João Pedro Galvão, tentando povoar mais o meio-campo. Os gols até ocorreram, mas foram anulados. Tanto o Grêmio como o Flu tiveram gols invalidados por impedimento.
Aos 24 minutos, Cano recebeu de Léo Fernández, mas Keno estava em posição irregular no começo da jogada. Minutos depois foi a vez do Grêmio ter um gol invalidado, após ser detectado o impedimento de Suárez. Aos 41, Renato promoveu duas substituições; Luan e Gustavo Martins no lugar de Bitello e Ferreira. Os minutos finais foram marcados pela pressão do Flu. No último lance, um pênalti foi questionado pelos jogadores do clube carioca, mas o juiz decidiu encerrar a partida.
Próximos jogos
O Grêmio tem dois jogos na próxima semana. O primeiro na quarta-feira (16), diante do Flamengo pela semifinal da Copa do Brasil. O confronto inicia às 21h30. Já no domingo (20), o tricolor enfrenta o Santos no Campeonato Brasileiro da Série A.
**Informações do Correio do Povo