Não é apenas na hora de declarar o Importo de Renda que o profissional da área contábil é lembrado. São todos os dias, pela importância da atuação do setor em funções determinantes em empresas e na vida financeira das pessoas. E, no 25 de abril. Dia do Profissional da Contabilidade, também é celebrada a marca de 75 anos e fundação do Conselho de Contabilidade do Rio Grande do Sul.
Fundado em 1947, em Porto Alegre, com Henrique Desjardins na presidência – primeiro presidente da entidade e detentor do registro nº 1 – o CRC/RS chancela suas gestões calcadas na ética, na inovação e no aperfeiçoamento profissional. O presidente da entidade, hoje, é o contador Márcio Schuch Silveira , o 26º a ocupar o cargo. Ele segue reforçando as características da transformação e da contemporaneidade. O slogan da atual gestão define a trajetória e o momento do Conselho: Conectados na Evolução. Dos 497 municípios do RS, 107 tem um representante do CRC-RS, identificado como delegado.
Em Caxias do Sul, a delegada é Beatriz Caregnato da Silva. De constante atuação com profissionais registrados no CRC e frequentemente vista em salas de aulas, formaturas e atividades acadêmicas auxiliando os futuros contadores ou técnicos, Beatriz destaca o atual momento vivido pela categoria. Segundo ela, os profissionais saíram de trás de mesas de escritórios e cada vez mais se mostram como figuras importantes que são para empresas e sociedade.
“Em Caxias e outras cidades, a inserção dos meios de comunicação, principalmente virtuais, têm facilitado a contabilidade a divulgar suas ações. Os contadores que trabalhavam escondidos em seus escritórios, começaram a aparecer na mídia, nas redes sociais, e ter uma valorização do profissional da contabilidade. Hoje, em Caxias do Sul, temos mais de 1,8 mil profissionais registrados no Conselho de Contabilidade e mais de 400 escritórios. A classe contábil tem aparecido, sim, e não é mais apenas lembrada na hora de declarar o Imposto de Renda. A movimentação da economia tem crescido muito e os profissionais estão sendo mais valorizados, pois estão sendo procurados em início de empresas, para essa poder se construir com gestão do seu negócio, não mais abrir empresas sem conhecimento. O contador está aí para ajudar os empreendedores a fazer suas avaliações antes mesmo de ser um CNPJ e montar um passivo”, ressalta a delegada.
Beatriz ainda lembra da importância do papel fundamental do profissional na hora de contribuir com entidades assistenciais.
“O profissional da contabilidade se torna cada vez mais importante para a sociedade devido sua inserção junto a entidades para destinação do Imposto de Renda. O Conselho do Idoso, Criança e ao Adolescente, para que o contribuinte destine parte seu IR ou empresas de lucro real façam a destinação para essas entidades. O CRC ainda estimula e incentiva os delegados de todo RS a participar de atividades em universidades e faculdades que possuam curso de Ciências Contábeis, nas semanas acadêmicas, formaturas, mostrando como Conselho atua, no que ele pode contribuir, dentro da legalidade para os novos profissionais”, conclui Beatriz.
O Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul tem como finalidades precípuas: fiscalizar o exercício da profissão contábil e de efetuar o registro dos profissionais da Contabilidade e das empresas de serviços contábeis. O CRCRS é constituído de órgãos de deliberação coletiva e de órgãos singulares. Para saber onde encontrar delegados e as informações sobre as competências do CRCRS, acesse o site http://www.crcrs.org.br/. Hoje, o Conselho de Contabilidade está situado na Rua Gutemberg 151, além de uma loja na Rua Senador Tarso Dutra, 170, sala 101, para atendimento presencial aos profissionais. Ambos endereços na capital Porto Alegre.