Política

No dia 7 de setembro haverá em Caxias do Sul atos prós e contras o governo Bolsonaro

(Foto: Agência Brasil)
(Foto: Agência Brasil)

O feriado de 7 de setembro, em comemoração da Independência do Brasil, será utilizado por parte da população brasileira para manifestar-se. Em Caxias do Sul, não será diferente, ocorrendo atos pró e contra o governo e atitudes de Jair Bolsonaro.

A favor de Bolsonaro

A ação denominada”Em Prol da Liberdade” está sendo organizada pelos agricultores de Caxias do Sul, com apoio jurídicos do vereador Sandro Fantinel (Patriota). De acordo com o vereador haverá uma carreata com tratores.

A concentração dos veículos será no Posto de Combustíveis da rede Sim na Rota do Sol, nas proximidades ao acesso da comunidade São Brás. A partir das 14h os quase 300 tratores já inscritos sairão do local acompanhados de motos da Brigada Militar, policias rodoviárias Estadual e Federal, pois os manifestantes vão passar pela BR-116, acessando pelo Viaduto, próximo a empresa Mundial. Após eles vem até o bairro Nossa Senhora de Lourdes acessando a rua Os 18 do Forte e dali vem até o bairro São Pelegrino. Em todo este trajeto haverá fila única, cerca de 2 quilômetros, a partir da Rua Sinimbu até a Praça Dante Alighieri, o trânsito estará bloqueado, por conta disso, haverá três filas de trator, estando liberado para o restante da população apenas o corredor de ônibus.

“O ato se chama Em Prol da Liberdade, porque a gente cada dia que passa está privado mais os nossos direitos. A gente não pode falar mais nada porque tudo da problema, tão querendo proibir o direito de ir e vir obrigar a vacina. Quem quer faz a vacina, ninguém é contra mas quem não quer não tem que ser obrigado. A maioria dos participantes querem dar apoio ao Bolsonaro, tudo que ele pede é boicotado”. Salientou Fantinel sobre o objetivo do protesto.

Segundo ele, tem dois grupos de whatsapp com cerca de 200 pessoas em cada, mas não precisa se inscrever só comparecer conduzindo um trator na data. Em caso de chuva, o protesto ocorre da mesma forma porque a maioria dos agricultores tem capas de chuva ou já tem o veículo com cabine.

Contra Bolsonaro

Os manifestantes que estão insatisfeitos com o governo de Jair Bolsonaro, farão os seus atos de protesto no bairro Fátima, na Zona Norte. De acordo com um dos organizadores, vereador Renato Oliveira (PT), a população irá fazer uma caminhada pelas ruas do bairro. O evento será denominado “Grito dos Excluídos”.

Oliveira salientou que às 14h o público estará reunido em frente Escola Castelo Branco, seguindo para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Fátima, ali farão protestos em “defesa da saúde pública, demora pela chegada das vacinas, medo das ameaças que o SUS será prejudica com a reforma administrativa que está sendo proposta”. Após caminham algumas quadras até o complexo Dal Bó, e farão uma parada para falar “em defesa da água e o medo que Caxias do Sul também tenha privatizações”. Ainda os manifestantes se deslocarão até o Instituto Federal, onde o assunto, segundo o vereador será o congelamento da Educação por 20 anos, preço dos combustíveis e alimentos.

A caminhada será cancelada, em caso de chuva.

Ambos os vereadores comentaram que as manifestações são em locais distintos para evitar confrontos. Ainda, salientaram que os protestos devem ser pacíficos, com acompanhamento das autoridades policiais e a população participante não deve esquecer os protocolos, como por exemplo usarem máscaras.