O volume do Rio dos Sinos em Taquara continua diminuindo nas últimas horas, reduzindo também a área alagada após a cheia que atingiu o município entre sexta-feira (17) e sábado (18). Na manhã desta terça-feira, apenas uma parte da Rua Lima, no Bairro Empresa, continua alagada. A medição estimada pela Defesa Civil do município é de 7,60 metros.
Nas próximas horas, a expectativa é de que os moradores desabrigados ou desalojados possam retornar para as suas casas. “Felizmente tivemos tempo firme nos últimos dias, possibilitando a diminuição do nível do Rio dos Sinos. Agradeço ao apoio de todos os profissionais da Prefeitura que se empenharam nos últimos dias para auxiliar a população atingida pela enchente. A união de todos fez a diferença neste momento difícil”, afirma a prefeita Sirlei Silveira.
Ao todo, o município teve 122 moradores desabrigados, divididos entre o ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio Willibaldo Bernardo Samrsla (Ciep) e o Albergue Municipal. Conforme a Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, 4.576 pessoas ficaram desalojadas com as chuvas. Taquara decretou emergência no início da semana.
Representantes do Governo do Estado visitam Taquara
Também na manhã desta terça-feira, três representantes do Sistema Único de Assistência Social (Suas) do Governo do Estado estiveram presentes no abrigo montado no Ciep. Conforme o secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, Mauricio Souza Rosa, os profissionais foram conhecer as instalações de Taquara, que servem de referência no atendimento aos moradores desabrigados. “Abordamos sobre o trabalho de contingência e mitigação de danos provocados pelas enchentes, especialmente junto a população mais vulnerável”, explica o secretário.
Representando o Estado, estiveram presentes o diretor do Departamento de Assistência Social, Becchara Miranda, a coordenadora de gestão do Suas, Jussara da Rosa, e a técnica de referência da gestão do trabalho e educação permanente, Tassiane Lemos.
Fonte: Correio do Povo