O nível do Lago Guaíba, em Porto Alegre, atinge neste sábado um dos menores valores da história recente. A medição no Cais Mauá durante a manhã indicou apenas 0,13 metro. O valor, importante salientar, não significa que a profundidade das águas esteja apenas em 13 centímetros e sim é uma referência em relação ao chamado zero do marégrafo no litoral gaúcho. O zero da régua da Harmonia, por exemplo, está localizado 23,72 centímetros abaixo do nível médio do mar (marégrafo de Torres).
Assim, exceção das áreas autorizadas para banho, como os casos das praias mais ao Sul da cidade, o Guaíba segue local perigoso por risco de afogamento, como na prainha do Gasômetro que muitas vezes é buscado para se refrescar e não é ponto seguro nem balneável com histórico de afogamentos.
O nível de 0,13 metro da manhã deste sábado no Cais Mauá é um dos menores da história recente. Nos últimos 20 anos, raramente o Guaíba esteve tão baixo como agora. Apenas em situações de seca forte a severa como a que castiga o Rio Grande do Sul o manancial alcança níveis tão baixos, assim como se viu em 2004 e 2005.
O nível médio histórico de janeiro é de 0,47 metro, conforme dados das autoridades portuárias e de praticagem. O fotógrafo Fernando Oliveira percorreu a orla hoje de manhã e registrou a baixa das águas do Guaíba.
Informações: MetSul Meteriologia