Com 3,86m na Usina do Gasômetro, ultrapassando a cota de inundação de 3,6m, o nível do Guaíba subiu na manhã desta segunda-feira (03), em Porto Alegre. A elevação do nível ocorre em decorrência da volta da chuva e do vento sul. A medição ocorreu por volta das 9h15.
O fato causa transtorno na Capital gaúcha. Alguns pontos do bairro Praia de Belas voltaram a ficar alagados. Outros alagamento são registrados nas avenidas Aureliano de Figueiredo Pinto e Borges de Medeiros.
Já no centro da cidade, as águas do Guaíba invadiram o Cais Mauá, que não estava mais inundado. O bairro Navegantes também voltou a registrar alagamentos.
Ondas também voltaram a atingir a orla, em Ipanema. O fluxo de veículos está bloqueado na esquina das avenidas Guaíba e Flamengo. A inundação toma conta da maior parte da via, espalhando lixo na região.
Os estabelecimentos comerciais de Ipanema não conseguiram abrir as portas e a circulação de moradores é praticamente nula. A água também arrasta galhos e troncos, que se acumulam na fachada das casas.