Comportamento

Neri, o Carteiro quer inclusão de placas do autismo no atendimento prioritário

Foto: (Marcelo de Gregori/Divulgação)
Foto: (Marcelo de Gregori/Divulgação)

O deputado estadual Neri, o Carteiro (SOLIDARIEDADE) protocolou na Assembleia Legislativa o PL 116/2019, que altera a lei que consolida a legislação relativa à pessoa com deficiência no Estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa do parlamentar garante a inclusão do símbolo mundial da conscientização do transtorno do espectro autista nas placas que indicam o atendimento prioritário.

Para o parlamentar, o texto foi formulado em consonância com a legislação que instituiu a Política
Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“A inserção deste símbolo se faz necessária pois grande parte do público não tem o conhecimento que PCD’s já possuem atendimento preferencial previsto em lei”, aponta Neri.

O deputado também destaca que esta é uma forma eficaz na divulgação da luta das pessoas com deficiências e síndromes. O projeto tramita na Assembleia Legislativa desde o dia 1º de março de 2019.

Nesta terça-feira, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data, estabelecida em 2007, tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica.