Um fato inédito ocorreu na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves na tarde desta segunda-feira: não houve sessão porque apenas quatro vereadores estiveram presentes. Todos os demais não compareceram porque a maioria deles esteve em Porto Alegre acompanhando o ato de assinatura do contrato para a construção do presídio, cerimônia ocorrida do Palácio Piratini, com a presença do Governador José Ivo Sartori e do prefeito Guilherme Pasin. Exceção é o vereador Anderson Zanella (PSD), em licença médica.
De acordo com o artigo 83 do Regimento Interno da Casa, as sessões só podem ser iniciadas com a presença de, no mínimo, um terço dos 17 vereadores. No entanto, apenas quatro parlamentares fizeram-se presentes. São eles, Gilmar Pessutto, Paulo Roberto Cavalli, Moacir Camerini e Jocelitto Tonietto (foto acima).
De acordo com o artigo 83 do Regimento Interno da Casa, as sessões só podem ser iniciadas com a presença de, no mínimo, um terço dos 17 vereadores. Neste sentido os cinco projetos de lei que estavam na pauta para votação somente serão apreciados na sessão da segunda-feira 16. Os quatro vereadores presentes apreciaram apenas as indicações e pedidos de providências da ordem do dia, sobre as quais não cabe votação.
Chamou a atenção que a assessoria de imprensa divulgou nota oficial à imprensa pela manhã justificando antecipadamente a ausência para presidir a sessão do presidente da Casa, vereador Moisés Scussel Neto, mas nenhuma referência a ausência dos demais vereadores. O episódio rendeu inúmeras críticas de eleitores nas redes sociais.
Assista à gravação na íntegra da Sessão Ordinária no canal do Youtube da TV Câmara Bento.