Comportamento

Na Alemanha, governo do Estado debate melhorias na operação do Aeroporto Salgado Filho

Objetivo é o apoio pela retomada da aviação; fluxo de passageiros no terminal ainda não retornou aos patamares da pré-pandemia. Serviço é administrado por empresa alemã

Na Alemanha, governo do Estado debate melhorias na operação do Aeroporto Salgado Filho
Foto: Mauro Schaefer/ CP

O governador Eduardo Leite e a comitiva em missão oficial na Europa se reuniram com a direção da Fraport, na manhã desta sexta-feira (19), para debater o futuro da operação do Aeroporto Salgado Filho, administrado pela empresa alemã. O governo gaúcho realiza missão internacional na Itália e na Alemanha.

No encontro, realizado em Hamburgo, Leite reforçou à concessionária a intenção do governo de melhorar as condições para a ampliação do número de passageiros no terminal. Essa é a principal demanda da empresa junto ao governo, já que o fluxo de pessoas no aeroporto ainda não retornou aos patamares pré-pandemia.

Ainda temos o desafio de apoiarmos a retomada da aviação. O governo do Estado está em diálogo com a Fraport, inclusive para ajustes no nosso decreto de incentivos no ICMS para o querosene da aviação, como forma de estimular os voos regionais e ligações de Porto Alegre para outras localidades importantes do país. Estamos trabalhando nesse ajuste e a expectativa é de que tenhamos a conclusão das análises desse tema muito em breve, para podermos ter uma nova fase de incentivo a partir de Porto Alegre”, detalhou Leite.

O CEO da Fraport, Stefan Schulte, e a CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal, destacaram que a operação do Aeroporto Salgado Filho tem alto potencial de crescimento. Isso passa pelo estímulo a novos voos e pela promoção turística, temas que estão em pauta no governo. “Temos muitos brasileiros viajando para o exterior, mas precisamos de mais estrangeiros querendo visitar o Estado. O aeroporto ainda tem muito potencial para crescer e é isso que precisamos fazer em conjunto”, ressaltou Andreea.