Mais de 760 pessoas devem deixar a histórica fila de espera por atendimento de saúde em Caxias do Sul. A prefeitura promove o terceiro mutirão de consultas especializadas neste domingo (31), dia de passe livre no transporte coletivo urbano. A data foi escolhida para facilitar o deslocamento da população e aumentar a adesão. Nove especialidades integram a iniciativa: cardiologia, dermatologia, endocrinologia, neurologia, ortopedia, psiquiatria, hematologia, fonoaudiologia e psicologia. Os usuários serão atendidos no Centro de Especialidades em Saúde (CES), das 8h às 17h.
Nicole Golin, diretora de especialidades da SMS, explica que as consultas já foram agendadas, priorizando pacientes que aguardavam assistência há mais tempo. Ela ressalta a importância de os usuários comparecerem. “Os atendimentos foram marcados no início do mês e confirmados nesta semana, com cada cidadão, para garantirmos a presença. Contamos com a responsabilidade dos usuários, pois quem confirma e não comparece tira a oportunidade de outra pessoa que precisa”, afirma.
No primeiro mutirão, o índice de faltas alcançou quase 30%. No segundo, caiu para 25%. “Comemoramos a adesão da maioria dos pacientes, mas ainda são índices de ausência significativos, considerando que confirmamos a consulta de cada usuário na semana de realização dos mutirões. Nosso objetivo é reduzir cada vez mais essa taxa de absenteísmo, para que mais pessoas possam ter sua necessidade atendida”, conclui a diretora.
Os mutirões de consultas especializadas são uma iniciativa inédita da administração do prefeito Daniel Guerra. Nas duas primeiras edições, quase 1 mil usuários foram contemplados. Desta vez, mais 766, agilizando a fila de espera por esse tipo de atendimento.
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Cidadania, pela primeira vez, integra-se à iniciativa. O serviço assiste adultos com transtorno mental grave e persistente, que serão acolhidos neste domingo (31/03), conforme agendamento feito previamente.
Testes rápidos disponíveis para todos
O Serviço Municipal de Infectologia participará da ação, realizando testes rápidos para detecção do HIV, Sífilis e Hepatites B e C, sem necessidade de agendamento. A Farmácia Básica também estará aberta, para que os usuários retirem os medicamentos prescritos logo após a consulta médica.
Consultas médicas ofertadas
Cardiologia: 180
Dermatologia: 80
Endocrinologia: 32
Neurologia: 72
Ortopedia: 40
Psiquiatria: 24
Hematologia: 20
Total: 448
Outros atendimentos de saúde
Fonoaudiologia: 48
Psicologia: 270
Total: 318
TOTAL GERAL: 766 atendimentos