Caxias do Sul

Mutirão de Saúde da Mulher ocorre neste sábado (09) em todas UBSs de Caxias do Sul

Programação ocorre com o Dia D contra a dengue

Ação de anos anteriores - (Foto: Cristiane Barcelos/Secretaria da Saúde)
Ação de anos anteriores - (Foto: Cristiane Barcelos/Secretaria da Saúde)

Neste sábado (09/03), a Secretaria da Saúde de Caxias do Sul promove ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, visando atrair a atenção do público feminino quanto à saúde. O mutirão ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 9h às 15h. Dentre os serviços, estarão disponíveis consultas ginecológicas de rotina, exame preventivo de câncer de colo de útero e agendamento de mamografia, um dos principais exames de diagnóstico precoce do câncer de mama. Além da programação especial, o Dia D contra a dengue ocorre nas unidades, com fiscalização de denúncias e ações de conscientização.

Mutirão de Saúde da Mulher

A secretária municipal da saúde, Daniele Meneguzzi, destaca a importância dos cuidados da saúde da mulher, além de ampliar mais detalhes de atividades que também estarão disponíveis para crianças e adolescentes. “A gente ressalta que esse mutirão é importante, pois facilita e aumenta as oportunidades de acesso para a nossa população poder cuidar da sua saúde, prevenir as doenças e dessa forma, ter uma vida mais digna, mais longeva e com bastante saúde. Aproveitando a abertura de todas as unidades, estaremos ofertando também vacinas que estão no calendário de rotina para crianças, adolescentes e mulheres”.

Além dos exames preventivos, será ofertado o atendimento odontológico, com aplicação de flúor e escovação supervisionada para mulheres, crianças e adolescentes até 14 anos em 23 unidades: Ana Rech, Bela Vista, Belo Horizonte, Campos da Serra, Centro de Saúde, Cinquentenário, Cristo Redentor, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Diamantino, Fátima Alta, Forqueta, Madureira, Pioneiro, Reolon, Sagrada Família, São Caetano, São José, Serrano, Vila Cristina, Vila Ipê, Vila Lobos, Vila Oliva.

As mulheres também poderão realizar as vacinas do calendário de rotina em qualquer UBS do Município (exceto Esplanada). Nos mesmos locais haverá vacinas do calendário para crianças e adolescentes de até 14 anos e a vacina covid-19 para crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias (que faz parte do calendário de rotina). Para mulheres que fazem parte do público-alvo de vacinação contra covid-19, esse imunizante estará disponível nas UBSs que já ofertam essa vacina (veja locais e públicos abaixo).

Dia D contra a Dengue

Na UBS do bairro Reolon, identificado como um dos locais com maior incidência de focos do mosquito neste ano, o mascote da campanha estará presente. Um carro de som circulará pela cidade, instruindo os moradores sobre a importância de realizar uma inspeção minuciosa em seus pátios e eliminar qualquer acúmulo de água parada. A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde intensificará o atendimento às denúncias, conforme ocorrido no último sábado (02/03), quando foram recebidas 63 denúncias de possíveis focos de água parada em 19 bairros/loteamentos, sendo realizadas 35 visitas domiciliares de rotina nessas mesmas regiões (Esplanada, São Cristóvão, Mariland, Diamantino, São Ciro, São José, Cidade Industrial, Charqueadas, Jardim da Lagoa, Parque das Rosas, Rio Branco, São Pelegrino, Fazenda Souza, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Saúde, Cidade Nova, Kayser, Salgado Filho e Planalto).

Para contextualizar a magnitude do problema, o mês de fevereiro de 2024 registrou quatro vezes mais denúncias do que no mesmo período do ano anterior, totalizando 442 denúncias; em fevereiro de 2023, foram reportadas 108. Contudo, nem todas as denúncias se confirmam como focos de água parada ou criadouros do mosquito-da-dengue, ressaltando a necessidade do trabalho constante dos agentes de fiscalização.

Em paralelo ao atendimento de denúncias, a sede da Vigilância estará aberta das 9h às 12h e das 13h às 16h30, oferecendo um espaço para esclarecimento de dúvidas à população. Além disso, está prevista uma nova ação com drone para inspecionar locais de difícil acesso, incluindo construções e edifícios altos reportados como potenciais criadouros de mosquitos, em colaboração com a Guarda Municipal, através da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social. Outra medida será a presença de agentes de combate às endemias em semáforos, distribuindo material informativo aos motoristas.