
O retorno do mutirão de exames de ecografia movimentou a Central de Exames de Caxias do Sul, durante o último fim de semana (10 e 11). Apesar da boa avaliação dos usuários que compareceram, a ação foi marcada pelo expressivo índice de faltas: 23% dos pacientes agendados não compareceram, sem aviso prévio.
Dos 52 pacientes com exames marcados, 12 não compareceram, o que representa quase uma em cada quatro ausências. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a ausência impacta diretamente na redução das filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).

O mutirão segue durante a semana, na Central de Exames, localizada no 2º andar do prédio da UPA Central, com acesso pelo subsolo. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 19h à meia-noite, além de sábados e domingos, das 7h às 13h.
Os agendamentos e cancelamentos devem ser feitos previamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência.
Secretário alerta para prejuízos causados pelas faltas
O secretário municipal de Saúde, Rafael Bueno, esteve na Central de Exames na manhã de sábado e conversou com usuários e equipes de trabalho. Ele foi recebido pela médica ecografista Claudete Cambruzzi, pelo gerente do Serviço de Diagnóstico por Imagem, Rodrigo Gomes de Souza, além das servidoras Ananeri de Abreu Argenta e Helena Comerlato Uez.
Durante a visita, o secretário parabenizou a equipe e fez um apelo à população para que os pacientes avisem caso não possam comparecer aos exames marcados:
“A ecografia é um exame decisivo para os encaminhamentos dos pacientes. Precisamos conscientizar as pessoas que uma falta, sem justificativa, pode causar sérios prejuízos a quem também tem urgência no atendimento. Uma falta faz muita falta”, destacou Rafael Bueno.
Morador do distrito de Galópolis, o agricultor Luiz Dal Picolli, de 65 anos, saiu cedo de casa no sábado para realizar o exame solicitado pela UBS do bairro e elogiou o atendimento.
“Gostei muito de saber que teria essa possibilidade e não pensei duas vezes em sair de Galópolis para fazer o exame. As pessoas não podem faltar, pela questão da saúde, em respeito às demais pessoas que aguardam e aos profissionais”, afirmou.

Previsão é ampliar número de exames
A expectativa da SMS é realizar 400 ecografias extras em janeiro, além da rotina diária, totalizando cerca de 800 exames no mês. Para fevereiro, a previsão é de 400 a 500 ecografias.
A prioridade seguirá sendo de pacientes com urgência diagnóstica ou suspeita de condições potencialmente mais graves.
Entre os dias 4 e 21 de dezembro de 2025, o mutirão realizou 304 ecografias, além dos exames de rotina. Ao todo, estavam previstas 379 vagas, mas 75 faltas foram registradas, o que representou um índice de 19,7% do total.
A SMS reforça que a ecografia é um exame seguro, indolor e feito em tempo real, permitindo a visualização de órgãos e estruturas do corpo humano. O procedimento auxilia no diagnóstico de diversas doenças e também no acompanhamento de gestações.