Caxias do Sul

Mutirão de consultas especializadas oferta cerca de 900 atendimentos em Caxias

O mutirão foi realizado no Centro Especializado de Saúde (CES), das 8h às 12h e das 13h às 17h. Foto: Divulgação
O mutirão foi realizado no Centro Especializado de Saúde (CES), das 8h às 12h e das 13h às 17h. Foto: Divulgação
O mutirão foi realizado no Centro Especializado de Saúde (CES), das 8h às 12h e das 13h às 17h. Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou neste domingo (25) o segundo mutirão de consultas especializadas. Centenas de pessoas que aguardavam em fila de espera foram avaliadas por médicos das áreas de cardiologia, neurologia, ortopedia, gastroenterologia, endocrinologia, proctologia, ginecologia, pequenas cirurgias, fonoaudiologia e psicologia. Também foram ofertados exames de espirometria e eletrocardiograma. Cerca de 900 atendimentos haviam sido previamente agendados.

Olinda Bolzan, 53 anos, compareceu ao CES para consultar um ortopedista. Ela conta que aguardava por esse atendimento há mais de cinco meses, em função de dores na região cervical. “Quando recebi a ligação para agendar a consulta fiquei feliz e, ao mesmo tempo, surpresa. É sensacional a ideia de fazer essa força-tarefa num domingo, para diminuir o tempo de espera por atendimentos no SUS. A prefeitura e sua equipe estão de parabéns, provam que se preocupam com as pessoas. É um exemplo a ser seguido por outras cidades”, declarou.

Além das consultas ofertadas no mutirão, os exames laboratoriais e as radiografias solicitadas pelos médicos já puderam ser feitas pelos pacientes. A Farmácia Básica também abriu. Assim, os usuários puderam retirar de imediato os remédios prescritos. O Serviço Municipal de Infectologia participou da ação, oferecendo à população em geral testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C.

O número oficial de atendimentos realizados no segundo mutirão de consultas especializadas será divulgado nesta segunda-feira (26/11). Em setembro, o primeiro mutirão contabilizou 411 atendimentos e envolveu 50 profissionais, entre médicos, equipe de enfermagem e outros servidores da área administrativa. A data escolhida, em ambas as oportunidades, foi um domingo de passe livre no transporte coletivo urbano, a fim de facilitar o deslocamento da população.

Visita à UPA
O prefeito Daniel Guerra conferiu a movimentação na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24 Horas). O chefe do Executivo conversou com os pacientes que aguardavam por uma consulta e pediu retornos acerca da satisfação com o serviço prestado pela UPA. Conforme ele, o objetivo dessas visitas é monitorar constantemente a qualidade do atendimento a fim de sempre promover melhorias na unidade e manter o padrão de satisfação, que atualmente é avaliado como muito bom por mais de 80% dos usuários.