Últimas notícias

Mutirão castra 55 cães e gatos na Zona Norte, em Caxias do Sul

O convênio com a UCS prevê a realização de até 8 mil castrações no período de um ano

Mutirão castra 55 cães e gatos na Zona Norte, em Caxias do Sul
Mutirão castra 55 cães e gatos na Zona Norte, em Caxias do Sul

JP, Vinci, Miguel e Peludo foram alguns dos 55 cães e gatos castrados neste sábado (21/10) na primeira ação externa do convênio firmado no início de setembro com o Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET) da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Todos os tutores foram contatados para agendamento dos procedimentos, sendo contemplados moradores dos bairros Santa Fé e Vila Ipê, na Zona Norte de Caxias do Sul.

O prefeito Adiló Didomenico conferiu o início das atividades com a Unidade Móvel Veterinária da UCS que esteve estacionada no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Santa Fé, e priorizou nesta edição cães e gatos machos. O prefeito esteve acompanhado do titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), João Uez; do diretor do Departamento de Proteção Animal (DPA), Paulo Bastiani; e do diretor do IHVET, Leandro do Monte Ribas.

“Por meio desse importante convênio estamos contemplando tutores de baixa renda, inclusive com transporte dos animais feito pela universidade. Assim como na Zona Norte, ampliaremos gradativamente a oferta de castrações nos bairros por meio de novas ações externas”, comentou o prefeito.

Mutirão castra 55 cães e gatos na Zona Norte, em Caxias do Sul

O secretário do Meio Ambiente acrescentou que neste primeiro mutirão foi utilizada a Unidade Móvel Veterinária da UCS que também é usada para capacitação dos acadêmicos. O ônibus tem ambulatórios para atendimento clínico e salas cirúrgicas para cães e gatos.

“Tão logo o Castramóvel da SEMMA esteja habilitado tecnicamente será usado como reforço nas ações externas que estamos programando nos bairros que têm mais demanda”, complementou João Uez.

Como conseguir as castrações gratuitas para cães e gatos

A Prefeitura de Caxias oferece castração gratuita a cães e gatos de rua e para os animais de famílias de baixa renda, mediante cadastro que é avaliado. Após, as fichas aprovadas são encaminhadas para o IHVET. São os veterinários da UCS que entram em contato com os tutores para agendar os procedimentos. As fichas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na sede da SEMMA (Rua Dom José Barea, 1.501, bairro Exposição, junto à Maesa).

O convênio com a UCS prevê a realização de até 8 mil castrações no período de um ano, entre outros serviços, com investimento da administração de R$ 2,5 milhões.