Comportamento

Municípios da Serra Gaúcha recebem recursos do Estado para Centros de Referência da Mulher

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Canela estão entre os municípios que poderão receber recursos do Estado para fortalecerem suas políticas para as mulheres. O suporte financeiro de R$ 65.000,00 deve ser utilizado para qualificação ou criação dos Centros de Referência da Mulher.

Depois de destinar recursos para 14 municípios que possuem Centro de Referência da Mulher investirem no serviço, o governo do Estado está disponibilizando o valor de R$65.000,00 para Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Canela e outros 62 municípios fortalecerem o enfrentamento à violência contra a mulher.

A iniciativa faz parte do projeto Rede de Proteção da Mulher, criado no ano passado para fazer repasse de recursos para os 25 municípios que possuem CRM se qualificarem por meio da compra de materiais ou capacitação técnica dos profissionais.

A diretora de Política para as Mulheres do Rio Grande do Sul, Bianca Feijó, ressalta a importância do investimento para melhorar o serviço prestado pelos Centros de Referência, já que na maioria das vezes todos os recursos acabam indo apenas para a segurança pública.

“A gente sabe que normalmente os investimentos sempre vão pra segurança pública, Polícia Civil, Brigada Militar, Patrulha, que fazem, por óbvio, um trabalho muito importante, essencial, só que a violência doméstica ela é muito complexa, e ela não pode ter um ponto focal somente na área de segurança. A gente precisa trabalhar a prevenção e o enfrentamento. Então esse é o nosso entendimento, e por isso que quando o governador destinou o recurso, nós pedimos pra que esse recurso, através desse projeto que nós desenvolvemos, fosse destinado para os municípios”, explica.

A primeira leva do recurso foi para os municípios que já possuem Centro de Referência da Mulher, onde Caxias do Sul foi contemplada com 65 mil reais, já que o município já possui uma rede para atendimento às mulheres. Bento Gonçalves também se enquadrou neste primeiro grupo.

“Saindo a primeira leva, nós vamos agora pra uma segunda leva, que é implantar Centros de Referência das Mulheres nos municípios que não tem. Nós vamos conseguir atingir 54 municípios, pra que eles criem esses centros. Canela também, da Serra Gaúcha, é um município que foi contemplado, mas Canela ainda vai desenvolver um Centro de Referência da Mulher”, complementa.

O CRM é onde se realiza o atendimento psicossocial e jurídico, onde se trabalha o enfrentamento e a prevenção da violência doméstica, que é onde, segundo a diretora, será possível realmente erradicar esse problema que aflige tantas mulheres diariamente.