Em ofício encaminhado ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), o prefeito de Forquetinha, Paulo Grunewald, solicitou um estudo de viabilidade para retirada da ponte de ferro localizada sobre o Arroio Alegre, no km 11, da ERS-424, no Centro.
Segundo Grunewald, o pedido é justificado pelo fato da conclusão da nova estrutura erguida em 2020. Com isso, ela ficou inoperante e está sendo deteriorada pela ação do tempo, colocando em risco iminente as pessoas que ainda se aventuram em utilizá-la.
“Além disso, hoje representa mais uma barreira física sobre o Arroio Alegre, podendo ser potencial colaborativa para ocasionar represamento e consequentemente alagar a área central da cidade. Isso poderia resultar em enormes danos e até acidentes graves. Em outro lugar, pode ser de grande valia, como foi para gente durante 19 anos.”
A antiga estrutura foi erguida pelo Exército Brasileiro em 2001, após a enchente ter arrancado a ponte de concreto que fazia a ligação com os municípios de Canudos do Vale e Boqueirão do Leão.
A ponte nova
Entregue em julho de 2020, possui 63 metros de comprimento e 8,60 metros de largura. Tem pista dupla e passagem específica de pedestres, com iluminação de LED e guard rail. A capacidade de peso é de 45 toneladas, sendo 21 toneladas a mais que a anterior. Foram aplicados em torno de R$ 1,3 milhão no projeto, com recursos próprios.