Cidades

Município de Flores da Cunha está prestes a se tornar Capital Estadual do Menarosto

Em 10 de agosto de 2010, o Menarosto foi instituído como prato típico oficial de Flores da Cunha, através da Lei nº 2.831. Agora, os deputados já aprovaram, faltando apenas a sanção do governador Eduardo Leite

Município de Flores da Cunha está prestes a se tornar Capital Estadual do Menarosto
Divulgação

Um Projeto de Lei tramitou na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul recentemente. E os deputados já aprovaram, faltando apenas a sanção do governador Eduardo Leite. O projeto tem o objetivo de conferir ao município de Flores da Cunha o reconhecimento como “Capital Estadual do Menarosto”.

A iniciativa é do deputado Carlos Búrigo e evidencia um dos principais pratos florenses, feito nas comunidades, no interior do município. E consiste em assar carnes sem ter contato direto com as chamas e fumaça (somente brasas), utilizando um rolete de espetos que gira lentamente para que as carnes assem por igual. Todo o processo de cozimento leva aproximadamente 5 horas.

Os imigrantes italianos que vieram para o Brasil em busca de uma vida melhor trouxeram a técnica para cá. Eles utilizavam carnes de caça disponíveis na época e movimentavam o rolete manualmente por meio de uma manivela, pedal ou até roda d’água. Antigamente assavam carne de caça e atualmente frango/galeto.

Traduzido ao pé da letra, seu nome significa “levar o assado”, no sentido de girar o assado feito em espetos rotativos. Não era uma refeição comum, pois eram feitas em ocasiões especiais, quando as famílias se reuniam para festejar o sucesso nas caçadas.

Em 10 de agosto de 2010, o Menarosto foi instituído como prato típico oficial do município de Flores da Cunha, através da Lei nº 2.831.

Confira a entrevista com o deputado Carlos Búrigo: