Caxias do Sul

Município aprova liberação de fundos para Centro de Bem-Estar Animal em Caxias

Projeto foi apresentado em reunião. Foto:  Maria Antônia Nery
Projeto foi apresentado em reunião. Foto: Maria Antônia Nery

A Secretaria do Meio Ambiente de Caxias do Sul (Semma) aprovou junto ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) a liberação de cerca de R$ 3 milhões para a construção do Centro de Bem-Estar Animal. O projeto foi aprovado por unanimidade em reunião extraordinária nesta semana.

Os recursos são oriundos do Fundo Municipal do Meio Ambiente (Fundema), gerido pelo Conselho. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan) e custará R$ 4,3 milhões ao todo.

O Centro será construído exatamente onde fica o atual Canil Municipal. Haverá novos canis (inclusive pára cães bravis), gatis, baias para cavalos e centro clínico e cirúrgico. Também haverá sistema de captação da água da chuva para reutilização e de higienização própria. “A obra será desenvolvida em três fases, sem prejudicar a qualidade de vida dos animais que lá estão. Faremos avanços gradativos na migração desses animais para o canil novo. Estamos pensando realmente a longo prazo, em uma estrutura que vá suportar essa demanda no futuro”, enfatizou o titular da Seplan, Fernando Mondadori. Agora a construção do Centro irá para licitação.

“O prefeito Daniel Guerra sempre deu prioridade, por meio da Semma, à proteção animal em Caxias do Sul. A construção do Centro faz parte de um programa desenvolvido desde o início desta administração, com campanhas de castrações (Castrar É Tudo de Bom), de adoções (Adote por Amor) e de não abandono (Amigo É Para a Vida Toda), entre outras ações, como as de fiscalização a animais em situação de maus-tratos ou vulnerabilidade. O Centro abre uma nova era na proteção animal em nossa cidade”, enfatiza Patrícia Rasia, titular da Semma.