Caxias do Sul

Multa moral cobra respeito de motoristas que estacionam em vagas especiais

Multa moral cobra respeito de motoristas que estacionam em vagas especiais

Para que motoristas que estacionam irregularmente em vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs) não se tornem mais um obstáculo, uma multa moral cobrou respeito na manhã desta quarta-feira (29), na rua Sinimbu. A atividade fez parte da 7ª Semana da Pessoa com Deficiência e ocorreu em frente à Praça Dante Alighieri. Centenas de condutores receberam material explicativo sobre a importância das vagas destinadas aos PCDs em ruas, avenidas e estacionamentos privados.

Durante a atividade, liderada pela Coordenadoria da Acessibilidade, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), as vagas de estacionamento no trecho da Sinimbu foram reservadas para que cadeiras de rodas ocupassem os espaços dos veículos. Nos equipamentos, as famosas desculpas repetidas pelos motoristas que ignoram um direito da pessoa com deficiência foram destacadas. Também como forma de chamar a atenção, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) organizaram um corredor de automóveis para que os motoristas pudessem ser abordados e recebessem um material informativo de integrantes do Comitê Gestor de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência da prefeitura. O grupo reúne servidores de diversas secretarias e PCDs.

Muitos condutores elogiaram a iniciativa. Outros, acreditando que estavam sendo abordados por algum tipo de infração de trânsito, mostraram-se menos receptivos, mas, aos poucos, foram conhecendo mais sobre a importância do assunto e entendendo o objetivo da ação. Um dos condutores abordados durante a ação foi o comerciante Marcelo Rocha. “A pressa é uma inimiga das pessoas e acho que isso acaba contribuindo para que muita gente estacione o carro na vaga de pessoas com deficiência. Mas é um pensamento que tem que acabar”, destaca. “A gente tem que respeitar o outro para que possamos também ser respeitados”, lembrou a estudante Taís Marramarco, de 21 anos, que também parou por alguns minutos para se envolver com a atividade.

“O nosso propósito foi levar orientação de uma forma educativa e de contato com as pessoas. Tivemos uma aceitação muito boa, muitos motoristas nos parabenizaram, outros estavam mais apreensivos, achando que a multa moral era uma multa de verdade, mas no final demonstravam um sorriso no rosto. Queremos que aquelas pessoas entendam a importância do respeito, de se colocar no lugar do outro, e levem essa ideia adiante”, afirma a titular da Coordenadoria de Acessibilidade da prefeitura, Liege Dalla Porta.

Assim que chegou para participar da ação nesta quarta-feira, o caminhoneiro aposentado Adermiro Vidal de Brito, de 55 anos, conhecido popularmente como Nenê, encontrou um veículo sem a credencial que garante a permanência no espaço ocupando a vaga. Cenas como essa são frequentes, segundo ele, que há 22 anos depende de uma cadeira de rodas para se locomover. “As pessoas estão mais atentas no respeito com as pessoas com deficiência, mas ainda é preciso evoluir. Não podemos achar normal que outros motoristas ocupem uma vaga que é reservada para PCDs. Também queremos um transporte público melhor, onde a acessibilidade seja realmente priorizada”, alerta.

O estacionamento de rua em Caxias do Sul conta com 75 vagas exclusivas para pessoas com deficiência. A SMTTM emitiu mais de 3,1 mil credenciais, mas somente 806 condutores estão com o cadastro ativo para utilizar regularmente estes espaços. Sem o documento, que deve ficar visível no para-brisa do veículo, o uso é irregular. Nestes casos, a multa é calculada em R$ 293,47, de natureza gravíssima, com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De janeiro a julho deste ano, cerca de 150 motoristas foram autuados pela prática.

Também participaram da ação o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares; servidores de diversas secretarias municipais, além representantes das entidades Apadev, Inav, Ama Caxias e FCD e do Conselho de Direitos da Pessoa com Deficiência da prefeitura.

7ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

Nesta quinta-feira (30/08), a Coordenadoria de Acessibilidade promove o Fórum de Acessibilidade Universal, das 9h às 17h, no Sesi (rua Pinheiro Machado, nº 3.251, bairro São Pelegrino). A atividade integra a programação da 7ª Semana da Pessoa com Deficiência de Caxias do Sul. O Fórum tem como objetivo promover discussões, debates e esclarecimentos sobre tudo que se relaciona às políticas públicas da pessoa com deficiência (PCD), como a inclusão de programas nas áreas da saúde, educação e mercado de trabalho.

Como obter a credencial

Dois por cento das vagas do Estacionamento Rotativo Regulamentado (ERR) são destinadas para pessoas com deficiência. Só é possível utilizar essas vagas apresentando uma credencial de forma visível, sempre no para-brisa dos veículos.

Para obter o documento, é necessário comparecer à Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), que fica na rua Moreira Cesar, número 1666, no bairro Pio X, das 10h às 16h, com os documentos: cópia do comprovante de residência; cópia de documento com foto; CPF e atestado dos últimos 60 dias que contenha o Código Internacional de Doença (CID).

É cobrado uma taxa de meio Valor de Referência Municipal (VRM), calculada atualmente em R$ 16,09. O pagamento da taxa é gerado apenas no primeiro cadastro. As credenciais devem ser renovadas a cada dois anos, sempre no mês de aniversário do titular, e não isenta o pagamento da tarifa em estacionamento privado.