Segurança

Mulheres vítimas de violência doméstica ganham nova alternativa de acolhimento em Caxias do Sul

Programa “Acolhe” oferece hospedagem temporária, com intermédio do Centro de Referência da Mulher, em Caxias do Sul

Mulher é agredida com tijoladas na cabeça em Caxias do Sul
Foto: Reprodução

Mulheres vítimas de violência doméstica em Caxias do Sul passam a contar com uma nova alternativa de acolhimento. O Programa Acolhe, fruto de parceria entre o Instituto Avon e a Accor, e assinado pelo Governo Estadual por meio do comitê “EmFrente, mulher”, oferece às mulheres atendidas abrigo temporário em hotéis, prezando por segurança, suporte e oferecendo atividades de capacitação.

Para utilizar o programa, a usuária precisa atender a certos critérios. Deve buscar o Centro de Referência da Mulher (CRM), onde terá fará atendimento, orientação e encaminhamento da situação para análise. Durante todo o período de atendimento, dentro e fora do hotel, o CRM realiza monitoração e acompanhamento das mulheres acolhidas. Por meio do aporte de recursos para hospedagem, alimentação e treinamentos, o programa engloba a esfera pública em parcerias com entidades governamentais atuantes no combate à violência contra a mulher.

O Centro de Referência da Mulher atende pelo fone (54) 9 8403. 4144, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Casos de urgência ou emergência à noite e nos finais de semana devem ser direcionados para o número 190 da Brigada Militar, no 3238.7700 da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento ou para o Disque Denúncia, telefone 180.