Duas mulheres foram vítimas de golpes em Carlos Barbosa. As ocorrências foram registradas junto a Polícia Civil do município na última quarta-feira (10). Os dois casos envolveram remessa de valores via Pix, após contatos por redes sociais e posterior conversa por aplicativo de troca de mensagens.
Em um dos casos a vítima relatou que entrou em contato com uma suposta empresa após ver o anúncio da mesma em uma rede social. No comunicado era oferecido a oportunidade de ganhos extras e comissões em atividades de compra e venda. A mulher entrou em contato com a pessoa responsável pelo anúncio e recebeu instruções de como proceder.
Uma das incumbências necessárias para o serviço era pagar por alguns pedidos de supostos clientes. O valor seria restituído, junto com o acréscimo das comissões, após a aquisição de uma certa quantia de encomendas. Os valores depositados pela vítima ultrapassaram os R$1 mil.
A mulher entrou em contato com a empresa para ter o valor restituído, quando foi informada que precisaria cumprir mais algumas tarefas. Percebendo se tratar de um golpe, procurou a Delegacia de Polícia.
O outro caso também registrado na DP foi de uma mulher que recebeu o contato de um indivíduo, por meio de aplicativo de mensagem, dizendo que era seu irmão e que havia trocado o número do telefone. Após a conversa inicial, o golpista solicitou que a vítima fizesse um depósito de R$1.900 para cobrir despesas em um supermercado. A mulher realizou a transferência via Pix e então percebeu se tratar de um golpe.
Devido ao aumento de casos de estelionato, se utilizando de redes sociais e aplicativos de mensagens, a Polícia Civil recomenda cautela aos cidadãos, antes de realizar qualquer tipo de transação com pessoas desconhecidas, para evitar cair em golpes.