A Secretaria Municipal de Saúde, de Nova Prata, iniciou, nesta quinta-feira (04), a colocação de implantes contraceptivos. O procedimento está sendo realizado pela Equipe de Planejamento Familiar, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central.
Durante os dias 04, 11, 18 e 25, serão colocados mais 100 implantes. O método é um contraceptivo de longa duração colocado embaixo da pele da mulher , ajudando a paciente a decidir quando e quantos filhos quer ter durante três anos, tempo da durabilidade do contraceptivo, evitando assim, o perigo de esquecer de tomar o tradicional anticoncepcional diário ou a injeção mensal.
As mulheres interessadas, devem entrar em contato com sua Unidade de Saúde de referência para cadastro e realização de exames necessários para a colocação do implante.
EFEITOS COLATERAIS
Como na injeção, a paciente poderá sangrar um pouquinho todos os dias, por seis meses. Segundo professionais, de cada 10, uma mulher terá esse efeito. Há padrões de menstruação: de cada 10, seis ficam sem menstruar. Três delas menstruam periodicamente e uma acaba tendo sangramento por seis meses o que não diminui a eficácia do remédio.
ALTERAÇÕES DO PESO
Não engorda. 3 % das mulheres terão aumento do apetite e 3% terão diminuição.
CONTRAINDICAÇÃO
As mulheres que não podem usar o implante subcutâneo são aquelas que fazem tratamento para tuberculose, aquelas que tomam medicação antiepiléptica e mulheres que tiveram AVC, infarto ou trombose.