Recentemente, ganhou grande repercussão nas redes sociais um vídeo que mostra a intervenção de quatro agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Bento Gonçalves. O incidente ocorreu no bairro Humaitá e envolveu a abordagem de uma mulher na presença de sua filha. Durante a abordagem, os policiais confiscaram o celular da mulher quando ela tentava gravar a situação.
Nas imagens, é possível observar os agentes retirando o celular das mãos da mulher enquanto ela tentava registrar o incidente. Em meio à ação, a mulher pede a devolução do aparelho. Segundo informações da prefeitura, a intervenção começou após uma denúncia recebida pelo número 153, que alegava que a mulher estava cometendo maus-tratos contra uma criança. Imediatamente, a equipe se dirigiu ao local, acompanhada por membros do Conselho Tutelar.
As imagens também mostram o momento em que a criança, em um gesto de proteção à mãe, empurra um dos agentes e é acolhida por ela. O incidente ocorreu na última segunda-feira, dia 12 de fevereiro.
⚠️ABUSO DE AUTORIDADE
Guarda municipal de Bento Gonçalves coagiu a mulher e sua filha em uma abordagem violenta, tomaram o celular da moça quando está estava filmando. pic.twitter.com/RjqstiHJqn
— Lucas (@LucassOlliveir4) February 12, 2024
Nesta segunda-feira (19), a Prefeitura Municipal divulgou em seu portal oficial uma nota oficial afirmando que está sendo aberta sindicância para apurar todos os eventos relativos ao fato e que não irá compactuar com qualquer procedimento que fuja aos protocolos estabelecidos.
Nota oficial SEMSEG
Sobre a ocorrência atendida pela Guarda Municipal no último dia 12, no bairro Humaitá, a Prefeitura de Bento Gonçalves informa que está sendo aberta imediatamente sindicância para apurar todos os eventos relativos ao fato.
A ocorrência originou-se a partir de denúncia, ao 153, de maus tratos a uma criança, que também foi acompanhada pelo Conselho Tutelar.
O Município, ao mesmo tempo em que reforça seu respeito pela Guarda Municipal, informa que não irá compactuar com qualquer procedimento que fuja aos protocolos estabelecidos e garante celeridade na apuração.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura