Bento Gonçalves

Mudanças para melhora da trafegabilidade da região central de Bento Gonçalves seguem sendo estudadas

Imagem: Günther Schöler
Imagem: Günther Schöler

Com a volta às aulas acontecendo nas últimas semanas, Bento Gonçalves volta a virar os olhos para questão da mobilidade urbana. O volume de veículos que circulam para levar e buscar estudantes somado a todo tráfego normal dos horários de pico gera engarrafamentos e lentidão. Por conta disso, a  população questiona se existem mudanças que podem ser feitas para otimizar a circulação.

No último ano, a secretaria de Mobilidade Urbana realizou trabalhos para tentar facilitar a trafegabilidade da região central, bem como realizou a instalação de semáforo inteligente na região do bairro Borgo. As ações acabaram gerando divisão na opinião popular e, por isso, algumas mudanças que ocorreriam voltaram a ser estudadas.

Diante destes dois quadros citados, com a procura de soluções para o trânsito da região central e os planos que vêm sendo estudados, a reportagem do Portal Leouve entrou em contato com o secretário de Mobilidade Urbana, Henrique Núncio.

Existiam algumas outras etapas, mas nós estamos reestudando se iremos dar continuidade ou não. Estamos com o corpo técnico fazendo os estudos para saber se vamos viabilizar as mudanças que é na questão da Cândido Costa e na Benjamin Constant. Então essas ainda não estão definidas quando iremos fazer isso e se iremos, ainda estamos em processo de reanalise dessas alterações“. Afirmou sobre as mudanças feitas em 2021 e, agora, os planos para as duas vias centrais.

Na realidade, é um momento que intensifica o fluxo de veículos, então, por mais medidas ainda vai conduzir os veículos a passarem por ali, pois é uma ligação ao bairro Humaitá, quanto para escoar o tráfego da região central. Os agentes do DMT estão fazendo esse monitoramento para verificar qual a melhor viabilidade para fazermos alguma mudança, nem que seja em horário específico para entrada e saída dos alunos. Ainda não tem nada desenhado, ainda estamos em etapas de estudo para viabilizar alguma mudança no local. ” Comentou sobre a questão o trânsito prejudicado nos horários de pico na esquina entre a Júlio de Castilhos e a Ramiro Barcelos, por conta da chegada e saída de alunos.

Além dos estudos que vêm sendo realizados, Núncio foi questionado sobre a possibilidade de implementação do semáforo inteligente no centro da cidade. Com este equipamento, existiria uma adaptabilidade maior no tempo do sinal verde e vermelho para os horários de pico. O secretário informou que ainda não há prazo para adoção do equipamento no centro, porém, o bairro Botafogo pode ser o próximo local de testes.

“[O semáforo inteligente] na realidade ainda está na fase de análise de dados, a gente também estava o retorno das aulas, o fluxo normal de veículos na cidade, como é uma região que também tem escolas, estávamos aguardando o retorno das aulas para fazer uma análise mais profunda. Temos ainda mais uma previsão de uma instalação. Ainda não batemos o martelo, mas a princípio seria na região do Botafogo, também para podermos ampliar essa análise. Tem que ser um semáforo isolado, não pode ser na região central porque teria que fazer o conjunto da via“. Informou.