O primeiro fim de semana do outono pode ter ventos fortes, temporais com descargas elétricas e até queda de granizo no Rio Grande do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de temporal para este sábado, dia 24, em todo o estado. Há também risco de queda de árvores, corte de energia, alagamentos e prejuízos em plantações. A condição do tempo muda bastante no estado ao longo deste sábado.
A formação de áreas de instabilidade e a passagem de uma frente fria, somada à formação de novas áreas de instabilidade, é a responsável pela chuva, que chega primeiro ao Oeste e depois se espalha por todas as regiões do Estado. De acordo com o Inmet, os acumulados para o sábado podem variar de 30mm/h a 60mm/h. A chuva ocorre de forma mais volumosa, acompanhada por ventos fortes e trovoadas. Além disso, há possibilidade de queda de granizo.
Os serviços nacionais de meteorologia da Argentina, no Uruguai e do Paraguai também emitiram advertências especiais sobre o risco de temporais.
A instabilidade deverá diminuir no domingo, dia 25, a medida em que a frente fria avança pela costa do Rio Grande do Sul. A chuva deve ficar restrita às regiões norte e leste gaúcho, com menor volume em comparação com o sábado. No Oeste e no Sul, o avanço de uma massa de ar seco mantém o sol predominando ao longo de todo o dia, porém, com temperaturas amenas.
A partir da segunda-feira, dia 26, as chuvas seguem fracas e isoladas na maior parte do estado. Apenas no Leste os ventos úmidos que sopram do mar potencializam pancadas de chuva.