Cidades

MT aguarda ajustes da empresa responsável pela obra do Centro de Saúde, em Flores da Cunha

O Ministério do Trabalho embargou a obra de construção do Prédio Anexo em fevereiro deste ano

MT aguarda ajustes da empresa responsável pela obra do Centro de Saúde, em Flores da Cunha
Foto: Lucas Brito | Grupo RSCOM

Em fevereiro de 2023, o Ministério do Trabalho (MT) embargou a obra de construção do Prédio Anexo do Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi, em Flores da Cunha. Na última semana, conforme o auditor-fiscal e gerente do MT de Caxias do Sul, Vanius Corte, um representante da empresa pediu o desembargo. Porém, o auditor esteve no local realizando uma nova inspeção, mas não liberou a retomada da obra. O prédio está localizado na Rua Frei Eugênio, 257, no Centro. O MT aguarda os ajustes da empresa responsável pela obra.

“Um auditor esteve no local, fez a inspeção e verificou que tinham algumas irregularidades, que estavam oferecendo risco a segurança e saúde dos trabalhadores. Isso é uma ação preventiva, não tem caráter punitivo”, afirmou Corte. Corte disse ainda que o embargo não tem prazo de duração, mas que persiste até que sejam feitas as adequações necessárias.

A reportagem também falou com o prefeito de Flores da Cunha, César Ulian, referente às questões relacionadas com a obra de ampliação do Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi. “Esclarecemos que a empresa vencedora da licitação foi notificada pelo Ministério do Trabalho a respeito de adequações que precisariam ser providenciadas para o andamento dos trabalhos. Estes ajustes estão relacionados à segurança, além da construção de refeitório e de banheiros para os colaboradores. Alguns destes apontamentos, inclusive, já estavam previstos no edital da licitação, seguindo o padrão que a Prefeitura Municipal adota”, disse Ulian.

MT aguarda ajustes da empresa responsável pela obra do Centro de Saúde, em Flores da Cunha
Foto: Lucas Brito | Grupo RSCOM

Ainda conforme o prefeito, para implementar essas exigências do MT, foram necessárias adequações de documentação e também suplementação financeira. “Na verdade, a obra nunca esteve parada, mas sim em fase de ajustes, cumprindo etapas estruturais no térreo. Agora, faltam algumas questões relacionadas ao andaime e à tela de proteção no entorno do prédio, para seguirmos com o andamento dos trabalhos”, falou Ulian.

A Prefeitura pretende concluir a obra no primeiro semestre do próximo ano. “Estamos sempre atentos ao cronograma, pois sabemos da importância da ampliação do nosso posto de saúde para a comunidade, uma vez que a obra contempla mais de 1000 m² de área destinados para atendimentos à saúde da mulher, pediatria, psicologia, assistência social, nutrição e odontologia. Apesar desta adversidade, estamos trabalhando para cumprir nossa meta de entrega da obra para o primeiro semestre de 2024”, garantiu Ulian.