
O Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul instaurou uma notícia de fato, procedimento que antecede à instauração do inquérito, relacionado ao caso da mulher que acordou uma pessoa em situação de rua com um balde d’água. A situação aconteceu no Centro de Esteio e foi gravada em vídeo.
De acordo com a promotora de Justiça de Esteio, Camila Cunha, o MP recebeu informações sobre o caso da moradora de rua pela Ouvidoria do órgão e por meio de uma cidadã. A integrante do MP anexou as duas informações em uma só e instaurou a denúncia que foi encaminhada para a Delegacia de Polícia. Além disso, foram solicitadas explicações à Prefeitura de Esteio sobre o que está sendo feito com relação as pessoas em situação de rua e se está sendo oferecido algum tipo de atendimento.
O vídeo de uma mulher jogando água na moradora de rua foi compartilhado por centenas de pessoas na redes sociais. A atitude da mulher é alvo de críticas e polêmica. A vítima, que dormia embaixo de uma marquise e em cima de papelões, foi hostilizada e deixou o lugar onde dormia totalmente desnorteada.
A Prefeitura de Esteio informou que realiza serviço de abordagem a pessoas em situação de rua periodicamente. O trabalho é feito por assistentes sociais. Na situação pontual da moradora em questão, a Prefeitura esclarece que a equipe de abordagem foi atrás da jovem, mas conforme relatos, ela já teria partido de Esteio em direção a Canoas.