A Mostra Riso na Serra – Palhaças em Movimento começou nesta quinta-feira (14) em Garibaldi e seguirá até o dia 24 de agosto, reunindo artistas do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro para celebrar a palhaçaria feminina e provocar reflexões sobre a vida. O evento acontece em espaços como o Didarte, Ekoa e Espaço Poitô, com entrada gratuita mediante reserva de ingressos.
O festival apresenta dramaturgia autoral criada por mulheres que abordam maternidade, padrões de beleza, opressões, amores e liberdade, sempre com humor. Em cena, as palhaças convidam o público a rir com elas, e não delas.
Essa dramaturgia nova é revolucionária. A palhaçaria clássica era feita por homens, colocando a mulher como objeto. Estamos escrevendo uma dramaturgia feita por mulheres e para mulheres. A mulher na palhaçaria convida o outro a rir junto, a partir das suas vulnerabilidades, destaca a artista Diane Schizzi”, uma das idealizadoras da mostra.
Schizzi destaca ainda o impacto simbólico da realização do festival na Serra Gaúcha.
“Um ano após as enchentes que afetaram o estado, a cidade precisa de riso. Ele é terapêutico e torna a vida mais leve. As artistas foram escolhidas a dedo e vão tocar o público”, afirma a artista.
A programação contempla oficinas, espetáculos, rodas de conversa e cortejo, reunindo artistas locais e nacionais, como o grupo Marias da Graça, primeiro grupo de mulheres palhaças do Brasil. A iniciativa foi contemplada pelo Edital PNAB Estadual RS, com financiamento da Secretaria Estadual da Cultura e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal. Mais informações podem ser obtidas no @didarte_centrocultural.