Iniciada no dia 03 de setembro, a mostra da Casa Decorare segue e seguirá até o dia 17 de outubro, encantando aqueles que visitam os 40 ambientes internos. Situada na Rua Senador Joaquim Pedro Salgado Filho, a residência foi reformada para permitir que jovens talentos da arquitetura, design e paisagismo possam expor seus projetos. O norte comum a todos é utilizar da criatividade para criar espaços com elementos da cultura italiana, enraizada na cidade de Bento Gonçalves, de forma moderna.
No total, estão disponíveis para visita 40 locais que mostram diversas maneiras como arquitetos, designers e paisagistas buscaram aliar o moderno com a cultura e história local. Este ponto fora destacado por Thiago Freitas, diretor do Decorare ainda no dia da inauguração. “convidamos vários profissionais de arquitetura da cidade para fazer uma transformação nessa casa. O objetivo de tudo isso é, primeiro para fomentar o setor da arquitetura, da construção, do design e do paisagismo não só em Bento Gonçalves, mas também na Serra Gaúcha e também pra apresentar talentos locais” afirmou.
Quando entra-se na casa, um dos primeiros ambientes expostos aos visitantes é a “Cozinha e o Jantar”, criada pelas arquitetas Thuane Somacal e Amanda Righes. O espaço expõe uma cozinha feita com tamanho ideal para uma família cozinhar com conforto e, depois, possa desfrutar de bons momentos à mesa.
Segundo Somacal, o espaço visa “trazer um pouco de vida ao ambiente, unir a parte histórica da casa, a parede, o piso restaurado, junto com novos materiais, novas tendências. Trazer vida para o ambiente, trazer leveza, os tons terrosos da madeira, do tijolo, para tornar o espaço um ambiente aconchegante.” destaca.
A empresária Tainá Zeppe, responsável pela Suíte Clã, que leva o nome em homenagem ao vinho Clã Merlot, criou um espaço pensado para um homem. O ambiente sóbrio, de detalhes da marcenaria e linhas sofisticadas criou-se um ambiente para descansar a mente e o corpo.
Zeppe, que criou peças especialmente para Decorare, afirmou a presença feminina mesmo em um ambiente pensado e desenvolvido para um personagem masculino. “Representando da nossa marcenaria em diversas soluções assim como painéis que imitam alguns revestimentos naturais uma paleta mais escura, bastante textura e acabamos caindo nesse conceito do clã mesmo. Temos os dois banheiros que fazem parte da Suíte Clã, um espelho diferente. A pia, que foi especialmente desenhada por mim para Decorare Bento, com uma pedra bem exótica, bem diferente. Na entrada então eu acabei marcando com uma imagem bem feminina porque a nossa alma feminina está em todos os lugares, mesmo ambiente sendo em homenagem a uma imagem mais masculina.”
Quando mergulha-se na experiência Decorare, é natural chegar ao andar debaixo. Baixo, apenas o nível geográfico, a beleza é esplêndida a cada centímetro percorrido. E neste piso, pós o corredor Fé, encontra-se o espaço de Roberson Da Fré.
Natural de Bento Gonçalves, o arquiteto criou um ambiente chamado “O Bom Filho à Casa Torna”. O local, originalmente um quarto, foi remodelado para criar um espaço em uma casa onde o personagem, o filho, volta de sua vida para visitar os pais e possui na casa dos progenitores, seu espaço particular. Ali, seu quarto rico em informações exibe uma cozinha e um banheiro que criam um loft. “Aconchegante e privativo” são os adjetivos que ele utiliza para descrever sua criação.
“Como inspiração eu procurei trabalhar uma mescla entre o urbano e a casa dos pais. Então, o ambiente ele é dividido entre uma área mais urbana, com uma pegada mais industrial e uma área mais aconchegante, uma parte que lembra mais a casa dos pais com madeira e elementos mais aconchegantes.” Frisa.
O local está aberto ao público de quarta a sexta-feira, das 17hs às 22hs. Aos sábados, domingos e feriados o público poderá desfrutar da mostra das 14hs às 22hs.