Últimas notícias

Mortes no trânsito caem 34,2% em Caxias do Sul

foto: divulgação/SMTTM
foto: divulgação/SMTTM

A Semana Nacional de Trânsito é realizada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Este ano o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema a ser trabalhado pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e pela comunidade: “Nós somos o trânsito”.

foto: divulgação/SMTTM

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Caxias do Sul realiza ações para fiscalização e conscientização no trânsito, não somente durante a Semana Nacional do Trânsito, mas durante todo o ano.

Estas ações vêm dando resultado, principalmente, com a diminuição no número das mortes no trânsito de Caxias do Sul. No período de janeiro a setembro de 2017 foram 35 mortes no trânsito, já no mesmo período em 2018, houve uma queda para 23 óbitos. O que representa uma diminuição de 34,2%.

De acordo com o diretor da Escola Pública de Trânsito, Carlos Beraldo, existe um tripé que auxilia na redução dos óbitos nas ruas caxienses. “Educação, engenharia e, sobretudo, a fiscalização.” Segundo Beraldo, “a fiscalização é o principal elemento, pois quando os condutores sabem que estão sendo monitorados, alteram o comportamento. A educação, por meio da Escola Pública de Trânsito, também auxilia na conscientização dos motoristas.”

Em contrapartida, um dado que infelizmente cresceu, mesmo com o aumento de 28% da fiscalização, com as blitzes da Operação Balada Segura, é o número de condutores flagrados dirigindo sob influência de álcool. No primeiro semestre de 2017 foram abordados 3.884 veículos, destes 322 foram autuados por embriaguez ao volante. Neste ano, no mesmo período, foram abordados 4.977 veículos e 478 condutores foram flagrados sob influência de álcool. O que corresponde a um salto de 48,4% nas autuações por embriaguez ao voltante. Até o início de setembro deste ano, foram abordados 6.370 e 629 foram flagrados sob influência de álcool.

 

foto: divulgação/SMTTM

Além das blitzes, são realizadas ações de prevenção as ocorrências de trânsito voltadas à públicos específicos, como palestras no Centros de Formação de Condutores para os futuros motoristas e para os que estão em processo de reciclagem da Carteira Nacional de Habilitação. A SMTTM também realiza ações nas empresas e escolas da região.