Comportamento

Morte em hospital de Gramado é a primeira por Influenza na Serra Gaúcha em 2018

Morte em hospital de Gramado é a primeira por Influenza na Serra Gaúcha em 2018

A primeira morte registrada na Serra Gaúcha neste ano causada pela Influenza foi confirmada nesta semana. A morte ocorreu no dia 5 de junho no Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado, mas a causa só foi confirmada nesta quinta-feira, dia 21. Um dia antes, a Secretaria de Estado da Saúde havia confirmado a morte de uma mulher de 87 anos, a quarta registrada pelo vírus H1N1 neste ano. Segundo a SES, a idosa fazia parte do grupo de risco, tinha doença renal crônica e não havia se vacinado. Ao todo, foram registrados 80 casos da doença, segundo os dados divulgados.

As autoridades não divulgaram dados sobre a vítima de Gramado. O que se sabe é que o paciente foi internado no dia 2 de junho, transferido do Hospital de Canela, cidade onde residia e onde estava internado desde o dia 30 de maio.

Em resposta à confirmação do caso, a prefeitura de Gramado liberou a vacinação contra a gripe a toda a população nos postos de saúde. A campanha se encerra nesta sexta-feira, dia 22, e a meta de vacinar 90% dos grupos prioritários ainda não foi alcançada. O balanço mais recente indica que foram aplicadas cerca de 2,99 milhões de doses, o que totaliza 81% do público-alvo. O que mais preocupa, porém, é que crianças e gestantes estão com a menor cobertura, com 59,6% e 64,6%, respectivamente.

O Ministério da Saúde repassou ao Rio Grande do Sul 4.015.800 doses. Esse total representa a população estimada a ser vacinada – cerca de 3,65 milhões de pessoas –, e mais 10% como margem de segurança. Ou seja, não está faltando vacina.