Comportamento

Morte de animais com suspeita de febre amarela deixa Serra Gaúcha em alerta

(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

A região da Serra Gaúcha entrou em estado de alerta para transmissão de febre amarela, após exames confirmarem que as mortes de diversos bugios no município de Pinhal da Serra foram causadas pela doença. A situação tornou-se ainda mais preocupante quando outros três municípios da região, Muitos Capões, Barracão e Monte Alegre dos Campos, encontraram animais mortos nas mesmas circunstâncias.

Nesses municípios, as autoridades aguardam o resultado dos exames dos animais para comprovação, mas a suspeita já coloca o Estado e principalmente os Campos de Cima da Serra em alerta.

A febre amarela é uma doença grave, transmitida por mosquitos a pessoas não vacinadas, principalmente em áreas de mata. A vacinação está disponível nos postos de saúde de todo o país desde 2009 e é recomendada para pessoas que habitam ou visitam áreas com risco da doença. A vacina é feita em dose única, garantindo imunidade para o resto da vida.

Os sintomas da doença nos humanos, em geral, surgem em até 6 dias após a picada pelo mosquito. Entre eles estão febre alta, mal estar, dor de cabeça, dor muscular, calafrios e coloração amarela na pele e nos olhos. Além disso ainda podem surgir náuseas, vômitos e diarreia.