Bento Gonçalves

Morre reitor do IFRS Osvaldo Casares Pinto

Morre reitor do IFRS Osvaldo Casares Pinto
Casares Pinto tinha 55 anos e era natural de Rio Grande. (Foto: arquivo)

Osvaldo Casares Pinto, reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), com sede em Bento Gonçalves, faleceu na manhã deste sábado, dia 2 de dezembro, durante tratamento contra um câncer. Casares Pinto tinha 55 anos e era natural de Rio Grande. Atuou no magistério por cerca de 35 anos, sempre na Rede Federal e pela mesma instituição: o Colégio Técnico Professor Mário Alquati, hoje Campus Rio Grande do IFRS.

Ele era graduado em matemática e engenharia civil pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Possuía especialização na área de engenharia civil pela Furg, mestrado e doutorado na mesma área pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Casares era casado com Lenira Pinto.

Antes de assumir a reitoria do IFRS, Casares Pinto foi diretor-geral do Campus Rio Grande por dois mandatos e pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS por três anos. Foi eleito como reitor pelos servidores e estudantes em um pleito realizado no dia 8 de outubro de 2015 para substituir a reitora Cláudia Schiedeck Soares de Souza, que esteve à frente da instituição por dois mandatos, desde a sua criação, em dezembro de 2008. O mandato de Casares se estenderia até 2020.

Os atos fúnebres serão realizados no átrio da Reitoria do IFRS, em Bento Gonçalves, na rua General Osório, 348, a partir das 16h deste sábado. Em Rio Grande, sua cidade natal, os atos fúnebres serão realizados no domingo, no anfiteatro Earle Barros do Campus Rio Grande, na rua Engenheiro Alfredo Huck, 475.