Terezinha Victoria Pellin Andreazza, matriarca da família Andreazza, faleceu neste sábado (17) aos 88 anos. Caxiense nascida em Nossa Senhora do Pedancino, Terezinha foi fundadora do Grupo Andreazza, uma das maiores redes supermercadistas do sul do Brasil. Ela estava internada no Hospital Pompéia e a causa da morte não foi informada. Os detalhes sobre os atos fúnebres ainda não foram divulgados.
Legado
Aos 17 anos, Terezinha conheceu Orlando Andreazza, com quem se casou pouco tempo depois. O casal teve sete filhos. Além de cuidar deles, Terezinha cultivava horta e produzia alimentos coloniais, produtos vendidos para a vizinhança, enquanto o marido trabalhava como pedreiro. A partir da sua experiência, Terezinha e Orlando abriram um pequeno armazém no porão de casa, dando início à uma história de sucesso que resultou no Super Andreazza Pioneiro, localizado na rua Ludovico Cavinato.
Com o crescimento das vendas, Terezinha decidiu registrar o negócio formalmente. Porém, à época, foi necessário realizar o registro no nome do marido, uma vez que não era comum que mulheres administrassem um empreendimento. A construção dos Pavilhões da Festa da Uva, nos anos 1970, impulsionou o crescimento da clientela do pequeno armazém, que também contou com a participação dos filhos Jaime, Vítor, Mauro e Marcos na administração. Mesmo com a vontade do marido de vender o mercado após enfrentar problemas de saúde, Terezinha e os filhos insistiram em manter o empreendimento, afirmando que muito esforço já havia sido colocado nele.
Com os filhos à frente do Grupo Andreazza, dona Terezinha dedicou-se ao cuidado da família e ao trabalho voluntário. Sua união com Orlando, que faleceu em 2020, durou 65 anos. Além dos filhos, a família cresceu com a chegada de 12 netos e três bisnetos.