
Morreu aos 24 anos, nesta quinta-feira (22), o aluno da APAE de Garibaldi Arthur Luis Fontana, que lutava contra um câncer. Ele frequentava a Escola Bem-Me-Quer, e ficou conhecido por representar os colegas como autodefensor da instituição.
Arthur atuou como porta-voz dos alunos até 2025, participando de ações voltadas à inclusão e à participação das pessoas com deficiência na comunidade. Ao longo desse período, ajudou a divulgar atividades da APAE e esteve presente em eventos institucionais e comunitários.
Entre as experiências vividas fora do ambiente escolar, Arthur também participou, em 2019, de um projeto em que alunos da APAE atuaram como repórteres por um dia em uma das emissoras do Grupo RSCOM, durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Morador de Coronel Pilar, ele se deslocava diariamente até Garibaldi para frequentar a escola. A notícia da morte gerou grande comoção entre colegas, amigos, profissionais da APAE e membros da comunidade, que lembram Arthur pelo carinho no convívio diário, pela alegria ao estar com os outros e pelo amor às artes. Ele gostava de dançar, participar de atividades de teatro e conviver com os amigos.
Homenagens e Sepultamento
Arthur deixa a mãe, Odete Ferri Fontana. O pai, Osmar Fontana, é falecido. As homenagens ocorrem na Capela da Linha São Paulo, em Coronel Pilar. A cerimônia de despedida será realizada nesta quinta-feira, às 17h, seguida do sepultamento no cemitério da comunidade.