Caxias do Sul

Moradores reivindicam melhorias no bairro São Leopoldo, em Caxias do Sul

Moradores reivindicam melhorias no bairro São Leopoldo, em Caxias do Sul


Moradores do bairro São Leopoldo de Caxias do Sul vêm reclamando ao Poder Público de problemas na região, sobretudo, na Avenida São Leopoldo, onde existe um esgoto a céu aberto que vem trazendo desconforto e expondo risco de saúde à comunidade. Para reivindicar melhorias, o primo do Neno Buracon que mora na região de Forqueta, também em Caxias do Sul, parece retornar com a saúde debilitada.

“Seu Leopoldo” pede ajuda. (Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM)

Segundo o presidente da Associação de Moradores de Bairro (Amob) São Leopoldo João Otávio Mendes, o problema é recorrente. “Já faz um período que estamos sofrendo com esse esgoto, que é uma espécie de cachoeira-esgoto. Nos horários de descanso da população, percebemos uma cachoeira descendo nesse barranco sujando toda a avenida”, relata.

Os moradores já emitiram às autoridades um pedido de manutenção da rede de esgoto que está rompido na região há aproximadamente dois anos, mas de acordo com a comunidade, até o momento nada foi feito. Ainda de acordo com João Mendes, o problema vem se agravando nos períodos mais chuvosos, gerando um odor fétido na localidade e expondo ainda mais o risco de desmoronamento do barranco.

Faixa fixada para chamar a atenção das autoridades. (Mauro Teixeira/Grupo RSCOM)

Para chamar a atenção das autoridades, a comunidade criou há algum tempo o boneco Seu Leopoldo para reivindicar a melhoria numa via a qual existia uma cratera. O boneco, que foi inspirado em outros personagens já criados pelos caxienses, desta vez, deu espaço à uma faixa, pois os moradores temiam que outros os destruíssem. “A ideia veio do Neno Buracon, de Forqueta, que nos liberaram para fazer o Seu Leopoldo que pôde nos ajudar a fechar essa cratera. Até pensamos em colocar ali na Avenida São Leopoldo, só que o pessoal ia roubar, ai colocamos a faixa”, conclui João Otávio Mendes, presidente da Amob São Leopoldo.

Boneco “Seu Leopoldo”. (Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM)