Cidades

Moradores reclamam das péssimas condições das estradas no interior de São Francisco de Paula

A projeção da administração é que ainda em fevereiro a manutenção chegue a todos os pontos mais críticos no município

Moradores reclamam das péssimas condições das estradas no interior de São Francisco de Paula
Foto: Divulgação


Nos últimos dias foram registradas diversas reclamações de moradores sobre as condições das estradas no interior de São Francisco de Paula. Entre elas, está o relato do pecuarista Luciano Silvestre que mora na localidade de Capão Alto, próximo ao distrito de Cazuza Ferreira.

A via tem início na conhecida “Casa Verde”, na ERS-476, e segue até Pedra Lisa, passando pela localidade. Ele define a estrada como intransitável e diz que a via está abandonada há um tempo. Acrescenta que já levou a demanda, mais de uma vez, até a subprefeitura, contudo, sem obter retorno positivo. Falta de operador ou maquinário, de acordo com ele, estariam entre as justificativas recorrentes.

Luciano contextualiza que a estrada com pedras, terra e buraco, dificulta o trânsito e, por vezes, também deixa empenhada a Kombi que faz o transporte escolar do seu filho. Além dos estudos, o cenário também prejudica o escoamento da produção local. O frete, quando não é negado, acaba tendo um valor alto que torna inviável o negócio.

O criador de gado pleiteia que a estrada seja patrolada e cascalhada. Ele revela descontentamento com o prefeito municipal, que teria passado recentemente pelo local.

O que mais deixa chateado é que há pouco tempo o prefeito passou por essa estrada, ele foi até a localidade de Pedra Lisa, que passa por Capão Alto, e esteve até lá para entregar um trator comunitário. Ele passou por essa estrada, e isso é o que mais nos chateia, ele passou e viu as condições e simplesmente ninguém faz nada. Isso nos deixa muito chateado porque afeta direta e indiretamente a todos”.

Se em alguns momentos Luciano já teve que buscar soluções por conta própria para a via, se nada for feito pelo poder público, outras alternativas estão sendo estudadas. Ele não descarta buscar moradia em outro local.

A Prefeitura de São Francisco de Paula foi procurada sobre o assunto e encaminhou nota para a reportagem. A administração relatou preocupação com o fato, mas contextualizou que o município conta com uma extensão de mais de três mil quilômetros de estradas de chão em seu território. Citou que o período chuvoso dos últimos meses contribuiu para agravar a situação, além do tráfego intenso de caminhões pesados. Contudo, o comunicado informou que diante de clima favorável, as equipes da Secretaria de Obras já estão em ação, priorizando os locais mais necessitados, entre elas a que conduz ao Capão Alto. A projeção é que ainda em fevereiro a manutenção chegue a todos os pontos mais críticos no município. Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura de São Francisco de Paula, por meio desta nota, expressa sua preocupação e comprometimento em relação à situação crítica das estradas rurais do município, em especial, a via que conduz ao Capão Alto. Reconhecemos os desafios enfrentados pela população dos Distritos e ressaltamos a importância de abordar alguns pontos cruciais para compreensão do atual cenário.

São Francisco de Paula, o 15º maior município em área do Estado do Rio Grande do Sul, com uma população de 21 mil habitantes, conta com uma extensão de mais de 3 mil quilômetros de estradas de chão em seu território. Este é um histórico desafio para o Executivo Municipal. O último ano, marcado por um inverno e primavera excepcionalmente chuvosos, agravou muito a situação em todo o município.

O tráfego intenso de caminhões pesados, responsáveis pelo escoamento das produções agrícolas e silviculturais, contribuiu significativamente para o deterioramento das estradas, agravando um quadro já bastante crítico. A Secretaria de Obras, diante das condições climáticas desfavoráveis, enfrentou limitações para realizar a manutenção necessária, sendo a última semana, finalmente seca, a primeira em muitos meses em que foi possível realizar um trabalho mais intenso nestes acessos.

Com a volta do clima favorável, as equipes da Secretaria de Obras já estão em ação, priorizando os locais mais necessitados, incluindo a estrada que conduz ao Capão Alto, conforme calendário de manutenção estabelecido. É relevante destacar o esforço empreendido para superar as dificuldades históricas, como o orçamento da Secretaria de Obras, que em 2017 era de 7 milhões/ano, agora alcançando 17 milhões/ano. Investimentos foram realizados, incluindo a reforma completa do maquinário, contratação de novas equipes de trabalho e aquisição de britador próprio.

Reconhecemos a gravidade da situação enfrentada pela população dos Distritos nos últimos meses em relação às condições das estradas, e asseguramos que estamos empenhados em normalizar a manutenção dos 3 mil quilômetros de estradas do nosso território até o final de fevereiro. Contamos com a compreensão e colaboração da comunidade para superarmos juntos esse desafio, visando o bem-estar e a segurança de todos os munícipes.