Comportamento

Moradores que buscam a regulação fundiária no Monte Carmelo e Vergueiros devem fazer cadastramento em Caxias do Sul

Moradores que buscam a regulação fundiária no Monte Carmelo e Vergueiros devem fazer cadastramento em Caxias do Sul
Foto: Imagem Ilustrativa


Os moradores do bairro Monte Carmelo e do Loteamento Vergueiros que estão buscando fazer a regularização fundiária de suas moradias, precisam fazer um cadastramento junto ao Governo Federal. A ação ocorre neste sábado (3), das 09h às 17h. A população que mora no Monte Carmelo deve se dirigir a Igreja São Frei Pio (Rua Cândido Portinari, nº104), próximo ao Vantajão. Já os moradores do Vergueiros, devem ir ao Centro Comunitário do bairro Vila Lobos (Rua da Felicidade, nº550).

O advogado Rodrigo Balen que está a frente desta ação judicial de regularização, explica que desde 2017 os moradores vem buscando tornar o local regular. Os presidentes do Carmelo e do Vergueiros acompanharam o Balen à Brasília. Lá apresentaram as suas situações e com o auxílio de um senador foram incluídos no programa Casa Verde e Amarela. O valor para a regularização já foi homologado.

Porém, segundo Balen agora, nesta terceira fase, a população precisa se cadastrar, preencher formulários para que sejam habilitados a receber o recurso. Aguarda-se em média duas mil pessoas do bairro Monte Carmelo e cerca de 700 do Loteamento Vergueiros.

O advogado lembra que se os moradores não aderirem em massa ao cadastramento, corre-se o risco de perderem o recurso federal. Há um número de cadastramento mínimo para o Governo Federal liberar o valor. Esse cadastramento é obrigatório.

Os moradores devem levar documentos pessoais no evento de sábado, sendo eles RG, CPF, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento e Certidão de Divórcio.

O presidente da União das Associações de Bairros de Caxias do Sul (UAB), Valdir Walter reforça o pedido para que toda a população interessada compareça no cadastramento. Segundo ele é a hora das pessoas fazerem a sua parte e garantirem o recurso.