Caxias do Sul

Moradores protestam na prefeitura por alternativa à reintegração de posse

Manifestantes pedem novo encontro com o prefeito Daniel Guerra. (Foto: Maicon Rech/Grupo RSCOM)
Manifestantes pedem novo encontro com o prefeito Daniel Guerra. (Foto: Maicon Rech/Grupo RSCOM)

Cerca de 50 pessoas voltaram a protestar na prefeitura de Caxias do Sul na manhã desta terça-feira, dia 22. Os manifestantes são moradores de locais considerados irregulares pelo município e pedem uma alternativa à prefeitura para que não sejam despejados.

O presidente do bairro Cinquentenário II, Robson Paim, diz que o município se comprometeu a buscar uma alternativa às famílias, mas não apresentou nenhum avanço. “O que a gente quer é uma nova negociação. Quando fizemos a ocupação do gabinete do prefeito, nós acordamos com o secretário de habitação e com o chefe de gabinete que seria feita uma comissão para analisar a possibilidade de regularizar a área onde eles estão ou uma realocação dessas famílias para outro lugar. Na outra semana, o município nos chamou para uma reunião com a FAS e disse que só havia conseguido solucionar a situação de uma família, que foi designado pelo juiz”, afirma.

Manifestantes pedem novo encontro com o prefeito Daniel Guerra. (Foto: Maicon Rech/Grupo RSCOM)

Há cerca de 15 dias, moradores do bairro Cinquentenário II ocuparam o Gabinete do prefeito Daniel Guerra e cobraram soluções para o mesmo problema. Na ocasião, a prefeitura solicitou ao poder judiciário um prazo maior para a reintegração de posse, prevista para quarta-feira da semana passada. Agora, os manifestantes querem uma nova reunião com o prefeito, já que o primeiro encontro não trouxe avanços na situação das famílias.

Os manifestantes permaneceram na frente do Centro Administrativo até por volta das 10h30min. Depois entraram no prédio e agora aguardam na entrada do gabinete do prefeito Daniel Guerra. Se não forem recebidos por alguma autoridade municipal, eles prometem acampar na prefeitura. Desta vez, o ato reúne moradores dos bairros Cinquentenário II, Reolon, Ocupação Floresta, Salgado Filho, Vila Verde, Vale Verde e Monte Carmelo.