Caxias do Sul

Moradores pedem local para atendimento durante obra da UBS Esplanada, em Caxias

Moradores pedem local para atendimento durante obra da UBS Esplanada, em Caxias

Um movimento organizado pela União das Associações de Bairros (UAB) de Caxias do Sul, mobilizou moradores de diversos pontos da Zona Sul na manhã desta quinta-feira (13) em frente a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Esplanada. O ato, que contou com cerca de 30 pessoas que se juntaram as mais de 100 que estavam na fila para atendimento médico, começou às 6h e encerrou por volta das 8h.

De acordo com o presidente da UAB, Valdir Valter, a manifestação não é contra a reforma do prédio que abriga o posto de saúde, mas sim, para que a prefeitura providencie um local provisório para atender a demanda durante a execução das obras.

“Estamos lutando para que o gestor faça a reforma da UBS Esplanada, mas loque um prédio próximo para que tenhamos o atendimento para a população que precisa. A UPA Zona Norte não comporta, nossas UBSs próximas aqui não comportam, então queremos um prédio para essa população que ficará sem atendimento. Desde o primeiro momento que ficamos sabendo que a UBS seria fechada, estamos lutando para que se abra um novo local para essa população carente”, diz.

Valter salienta, ainda, que a UAB e o Conselho de Saúde local não tiveram acesso ao projeto até agora. Segundo ele, há tentativas de reunião com o município.

“Estamos sabendo há três meses (da reforma). Até hoje a gente não conseguiu, nem mesmo, ter acesso ao projeto de ampliação da UBS Esplanada, Nem sequer o projeto foi apresentado para o Conselho de Saúde da Zona Sul. Infelizmente não tem diálogo. Tentamos uma reunião com o secretário de saúde e até agora não tivemos resposta nenhuma. Não teve o atendimento a esse conselho local de saúde, pra que a gente dê uma olhada e possa ver de como a gente auxiliaria no projeto. Se existe projeto, ele está fechado a sete chaves”, reforça Valdir Valter.

Ouça a entrevista completa:

Do outro lado do protesto, estavam pacientes aguardando um atendimento médico. O primeiro a chegar na fila, às 4h da madrugada, foi Cenair Pessoa da Silva, de 58 anos. Conforme o trabalhador da construção civil, uma ampliação no atendimento já seria suficiente.

“Eu conheço aqui há muito tempo. Eu frequento aqui. Acho que não precisa (de reforma). Precisaria de mais médicos. A fila aqui é sempre enorme. O pessoal todo ao redor depende deste posto de saúde. Tem cinco, seis bairros, que dependem daqui”, diz.

Ouça:

Gritos e cartazes

Os manifestantes contaram com o apoio do Sindiserv, que emprestou o carro de som, para chamar a atenção de todos que passavam logo cedo pela Avenida Bom Pastor. As dezenas de faixas espalhadas na frente da UBS Esplanada mostravam a preocupação dos moradores em não ter um local temporário para atendimento enquanto o posto estiver em reformas para ampliação. Participaram moradores de diversos bairros, como: Alvorada, Nossa Senhora das Graças, Glória, Vila Gauchinha, Esplanada, Aeroporto, Montes Claros, Monte Carmelo, Bom Pastor e demais. Hoje, a UBS Esplanada é referência para atendimentos médicos na Zona Sul das 7h30min às 21h, com ampliação de equipe por conta do fechamento do Postão 24 horas para reforma.

Fotos e vídeo: (Maicon Rech/Grupo RSCOM)